Aécio Neves – Entrevista sobre o governo Dilma

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, concedeu entrevista coletiva, hoje (30/06), em Brasília. Aécio falou sobre a representação no PGR contra a presidente Dilma e o ministro Edinho por extorsão, sobre crime fiscal, declarações da presidente Dilma e o pedido de impeachment.

Leia a transcrição da entrevista do senador:

Nos reunimos hoje os presidentes, os líderes na Câmara e no Senado dos partidos de oposição e a primeira constatação é que a presidente perde a cada dia as condições de governabilidade. Reitero o que disse ontem: a presidente não está bem, e é preciso que nós, enquanto oposição, tomemos as medidas necessárias para proteger o país e proteger a verdade.

O conjunto dos partidos de oposição vai entrar hoje com mais uma representação no Tribunal de Contas da União, denunciando que as chamadas “pedaladas” continuaram no ano de 2015, impedindo que elas sejam também já investigadas junto com as contas de 2014. Portanto, o crime contra a Lei de Responsabilidade Fiscal foi continuado. Ele não aconteceu apenas nos últimos anos, continua acontecendo este ano. Em relação ao Banco do Brasil, por exemplo, há um débito do Tesouro para com essa instituição financeira de cerca de R$ 2 bilhões, o que é vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ao mesmo tempo, estaremos ainda hoje – o conjunto dos partidos de oposição – entrando com uma representação na Procuradoria-Geral da República, na PGR, por crime de extorsão contra o então tesoureiro da campanha eleitoral e hoje ministro, Edinho Silva, e contra a presidente da República, com base na delação do senhor Ricardo Pessoa. Há ali, explicitado por ele, uma clara chantagem. Ou ele aumentava as doações ao Partido dos Trabalhadores e à campanha da presidente da República ou ele não continuava com suas obras na Petrobras. E definimos que apenas a presidente da República é quem teria as condições de efetivar essa chantagem, não o senhor então tesoureiro do partido. Portanto, estamos indo à PGR com uma representação por extorsão contra o tesoureiro da campanha da presidente, hoje ministro de Estado, e contra a própria presidente da República.

E estamos solicitando o compartilhamento da delação do senhor Ricardo Pessoa com o TSE, onde uma ação foi ajuizada logo após as eleições, já denunciando o dinheiro da Petrobras, o dinheiro da corrupção na campanha da presidente da República, e essa delação do senhor Ricardo Pessoa comprova, confirma, – obviamente, ele terá mais informações a dar, ou certamente já as deu no conjunto da sua delação, que ainda não é pública – mas, na verdade, a delação corrobora, vai ao encontro das denúncias que fizemos no final do ano passado.

Portanto, são três frentes de ação sendo hoje iniciadas pelo conjunto dos partidos da oposição. Junto ao TCU, e reiterando que as pedaladas, portanto crime de responsabilidade, continua no ano de 2015. Uma representação por extorsão, com base na delação do senhor Ricardo Pessoa, junto à PGR, incluindo o ministro e então tesoureiro, e a presidente da República, que em última instância teria as condições efetivas de efetivar essa chantagem denunciada pelo delator. E pedindo o compartilhamento de toda essa delação com o Tribunal Superior Eleitoral, que julga se houve ou não dinheiro oriundo da propina, da corrupção na Petrobras a alimentar o caixa da campanha da presidente da República.

O que está falta para o pedido de impeachment na Câmara?

Essa não é uma palavra proibida e existem lideranças que aqui estão que acham que esse poderá até ser o desfecho. Eu tenho agido com toda cautela, com toda responsabilidade, como outros líderes aqui também. E consideramos que esse é o passo a ser dado nesse momento. E vamos aguardar para ter conhecimento de outras denúncias que estão surgindo a cada dia. O impacto das denúncias é muito grande. Muito grande não apenas no Congresso Nacional – ele é enorme no seio da sociedade brasileira, que está atônita.

Sobre as declarações da presidente Dilma em NY?

A agravar tudo isso, essas declarações absolutamente incompreensíveis da presidente da República. Algo que constrange a todos nós. A presidente, numa visita de Estado aos Estados Unidos, um dos nossos principais parceiros comerciais, hoje não é o maior porque o maior é a China, mas que pode voltar a ser, a presidente dá declarações absolutamente desconexas, ao considerar que uma delação – portanto, dentro da lei, de uma lei sancionada por ela para punir criminosos que assaltaram os cofres públicos – pode ser comparada com uma eventual delação para expor, para denunciar companheiros da luta democrática.

Eu quero, inclusive, me solidarizar com os companheiros de cárcere e da luta democrática da presidente Dilma, que devem estar mais atônitos do que nós com essa absurda comparação. E é importante que a presidente saiba, que alguém diga a ela rapidamente, que o que está sendo investigado não são doações legais feitas a vários partidos ou a várias campanhas eleitorais, mas o achaque. Há denúncias, por exemplo, que dizem que o tesoureiro do seu partido buscava, em toda nova contratação por parte dessa empresa, e me permito imaginar que não deva ser diferente com outras, ia lá buscar o ‘pixuleco’. Que o tesoureiro da sua campanha queria saber se ele ia doar para a campanha, senão não continuaria com as obras na Petrobras. É isso que está sendo investigado. E se a presidente se dispõe a responder, ela tem que responder a essas questões. Não é possível que a presidente queira continuar a zombar da inteligência do povo brasileiro.