Aécio Neves – Entrevista sobre a convenção do DEM e definição da chapa

O presidente nacional do PSDB e candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves, concedeu entrevista coletiva, nesta segunda-feira (30/06), em Brasília (DF), sobre a convenção do DEM e a definição da chapa.

Leia a transcrição da entrevista do senador:

Sobre a definição da chapa.

A chapa que hoje foi anunciada é uma chapa da coligação. É uma chapa construída das conversas de todos os partidos com o PSDB. Posso dizer que o senador Agripino e o prefeito ACM Neto foram grandes construtores desta aliança. Hoje, somos um só corpo, um só pensamento na busca do resgate da credibilidade do país, da retomada do crescimento, da retomada dos avanços sociais que deixaram de existir. Estou extremamente feliz de estar aqui hoje na convenção do Democratas, nosso partido irmão, para confirmar aqui a presença do senador José Agripino, presidente nacional do Democratas, como coordenador geral da minha campanha. Nada mais simbólico para demonstrar que, daqui por diante, não existe qualquer tipo de diferenciação entre PSDB, Democratas e outros partidos da aliança. Todos nós teremos a mesma responsabilidade, o mesmo espaço e a mesma determinação para construirmos um projeto novo para o Brasil. Hoje é um dia de festa para os tucanos e para os Democratas também.

Sobre coordenação do senador Agripino.

Terá um papel extremamente relevante em todo o Brasil. E claro, em especial, ao Nordeste, com o conhecimento que tem da região e pela altíssima credibilidade e autoridade política que tem. Eu sou da escola tancrediana. Tancredo costumava dizer, meu avô, que é muito importante que você olhe ao lado daquelas pessoas que estão disputando cargos eletivos. Eu estou disputando a Presidência da República. Agora olhem para o meu lado. Quero dizer que tenho um orgulho enorme de ter o senador Agripino, ACM Neto, os Democratas, o senador Aloysio, um conjunto de homens de bem, de brasileiros que estão, como eu, indignados por tudo que vem acontecendo no Brasil e não querem que o Estado continue propriedade de um grupo político. Então tenho absoluta convicção de que com a presença do senador Agripino como coordenador geral da campanha, com a sua experiência, com os seus aconselhamentos, vamos fazer uma campanha que chegue a todos os cantos do país com um discurso muito claro, com um discurso eficiente e, mais do que isso, com um discurso realista.

Sobre o Nordeste.

Teremos uma programação permanente e transversal no nosso programa de governo. Nosso programa se iniciará pelo Nordeste. Digo isso com autoridade de quem como governador de Minas Gerais investiu ao longo de oito anos três vezes mais per capita no Nordeste mineiro, no nosso Vale do Jequitinhonha e no Norte do Estado, do que nas regiões mais ricas do estado. Tratar de forma desigual regiões desiguais é o único caminho para diminuir as desigualdades e é isso que faremos em relação ao Nordeste, contando agora com a presença do senador Agripino na coordenação da campanha e com a participação de companheiros como a alguns aqui me referi, como ACM Neto, como Tasso Jereissati, agora o nosso candidato ao Senado pelo Ceará e inúmeras outras lideranças que nos permitirão palanques muito sólidos também no Nordeste. Estamos prontos para iniciar uma disputa de altíssimo nível no país e debater ideias. Vamos apresentar propostas e vamos falar de esperança. Que os nossos adversários tenham escolhido o discurso do pessimismo, da radicalização, do ódio e do medo é opção deles. A nossa será outra. Nosso discurso será do otimismo, da esperança, da competência, da ousadia em busca de um Brasil que cresça e se desenvolva muito mais do que nessa gestão da Dilma.