Aécio Neves – Entrevista coletiva sobre encontro com presidentes da Câmara e do Senado

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, concedeu entrevista coletiva, nesta quinta-feira (14/07), sobre encontro com os presidentes da Câmara e do Senado.

Leia a transcrição da entrevista:

Sobre a eleição de Rodrigo Maia para a presidência da Câmara.

Vejo que nasce um novo tempo nas relações internas no Congresso Nacional com a eleição do deputado Rodrigo Maia. E esse novo tempo tem que ser utilizado em favor dos brasileiros, da sociedade brasileira, com a priorização de uma robusta pauta que vem aguardando na fila há muito tempo, tanto de temas econômicos, como aqui já foram elencados, quanto em temas políticos. A nossa contribuição, hoje, foi entregar ao nosso presidente Rodrigo Maia, presidente Renan Calheiros, uma proposta de autoria do senador Ricardo Ferraço e minha, que toca em dois pontos cruciais da reforma política: o fim das coligações proporcionais e o restabelecimento de forma gradual da cláusula de barreira. Precisamos reordenar, reorganizar o processo político partidário para que dele venham decisões e decisões em favor da sociedade brasileira.


Rodrigo Maia na presidência da Câmara é bom para o governo?

Eu acredito que sim porque significa estabilidade, lealdade. É bom para a democracia porque vai preservar a independência dos Poderes. Fui presidente da Câmara dos Deputados. Sei o quanto aquela Casa é ciosa também da sua independência e da sua capacidade de formular e de decidir. Vejo um momento de pacificação e é tudo que o Brasil mais precisa hoje. A agenda do presidente Michel não é dele, exclusivamente. É uma agenda do país, é uma agenda das reformas, a agenda que não foi feita ao longo dos últimos anos e nos levou a essa tragédia do ponto de vista econômico e social na qual estamos mergulhados.

Confesso a vocês que eu estava muito descrente nos últimos meses – e não é um sentido apenas meu, um parlamentar aqui já de quase 30 anos – mas de muitos que aqui estavam. Eu vejo a eleição de Rodrigo como uma oxigenação no processo político interno com reflexos em todo o país. Desejo a ele muito boa sorte, nossa absoluta solidariedade à agenda, à pauta que vai ser conduzida lá e aqui, no Senado, e a essa fotografia. Sou muito – sabem o Rodrigo e o Renan – de símbolos. A política muitas vezes se faz mais de gestos do que de palavras. E essa preocupação do presidente Rodrigo em procurar imediatamente o presidente Renan é uma demonstração clara de que, de mãos dadas, eles podem construir uma vigorosa agenda em favor do Brasil.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+