Aécio Neves – Entrevista coletiva em Uberaba

Em Uberaba (MG), o senador Aécio Neves falou com a imprensa sobre a Expozebu, as eleições em 2014, o PSD

 

Sobre presença na Expozebu e ida da presidente Dilma ao evento

Para mim é estar em casa. Nos últimos 25 anos faltei em alguns aniversários meus com a minha, mas aqui em Uberaba não faltei em nenhum. Venho aqui todos os últimos anos, tenho aqui alguns dos meus melhores amigos. Construí aqui em Uberaba e vi isso crescer. Vi a Expozebu se transformar no que ela é hoje. E nós recebemos com muita alegria, com esta hospitalidade tradicional dos mineiros aqueles que nos visitam, principalmente a presidente da República. O ex-presidente da República, me disseram que vem também, todos muito bem-vindos. Isso é uma demonstração da pujança de Minas Gerais, em várias áreas, na indústria, nos serviços. Temos crescido mais que o Brasil em todas as áreas e também na pecuária. Aqui, cheguei um pouco mais tarde porque estava na casa de um grande irmão que eu tenho na minha vida inteira, Mario Franco Júnior, cujo família que trouxe o zebu para cá. Jantei com ele e vim aqui dar um abraço no Marcos, no governador e nos meus companheiros. Uberaba é a minha casa.

 

O tom das declarações, tanto do senhor quanto da presidente, tem ficado cada vez mais duro.

Houve uma antecipação do processo eleitoral e, lamentavelmente, faz com que todas as declarações se transformem em componentes para o debate eleitoral. Sou da oposição e acho que muitas coisas poderiam estar acontecendo melhor no Brasil do que está acontecendo hoje. Na questão do gerenciamento das obras de infraestrutura, na melhoria da qualidade da educação, na tragédia que é hoje a saúde pública. Talvez no compartilhamento com estados e municípios das receitas federais, muita coisa poderia estar acontecendo. Agora, há um fato concreto que preocupa e assusta a todos os brasileiros que é o recrudescimento da inflação, principalmente, a inflação de alimentos. Esperamos que ela possa ser controlada. Quando eu faço este alerta, torço para que o governo compreenda que, como fizemos no passado, é preciso que se faça hoje. Em relação à inflação é tolerância zero o tempo inteiro. Não dá para ser flexível, não dá para ser leniente. Isso tenho dito em qualquer fórum e continuarei dizendo aqui.

 

Sobre eleições em Minas Gerais

Eleições estão na cabeça de nós políticos e de vocês jornalistas. O cidadão brasileiro quer trabalhar, quer ter emprego, quer saber como fugir da pressão inflacionária, quer saber quais perspectivas vai ter para que seus filhos possam ter uma escola de melhor qualidade amanhã. Essa agenda eleitoral é muito na cabeça de quem atua nessa questão. Não temos candidato, mas vamos ter, porque em Minas o que tem vencido não são nomes, mas um projeto de governo que faz com que Minas tenha a melhor educação fundamental do Brasil, segundo o Ministério da Educação,  que tem a melhor saúde preventiva do Brasil, segundo o Ministério da Saúde, que tem um crescimento coordenado e sustentável ao longo dos últimos dez anos, bem acima da média nacional. Existe um modelo de gestão em Minas que hoje ébenchmarking, é referência para o Brasil e para instituições fora do Brasil. Em São Paulo hoje, almocei com o presidente  Fernando Henrique, recebemos o sócio da Mckinsey, uma das consultoria extremamente respeitada no mundo inteiro, talvez a mais respeitada, dizia que o modelo de educação em Minas é hoje referência para o mundo. Eles mostram que fizemos aqui para o mundo. Isso nos dá grande orgulho. E acho que aquele candidato que surgir com a responsabilidade de dar continuidade e aprofundar esses avanços terá grande chance de ser vitorioso. É muito bom ter Pimentel, um homem de bem, eu respeito muito o Fernando. Meu amigo durante muitos anos e continua sendo e acho que vamos ter aqui um debate de altíssimo nível, mas candidatura no momento certo. Repito, esta pauta está só na nossa cabeça, não está na cabeça da população brasileira.

Sobre presença do ex-prefeito Gilberto Kassab em Uberaba

Como eu disse agora há pouco, não estou em Uberaba fazendo política. Uberaba é minha casa. Uberaba tenho uns dos meus melhores amigos. Fico muito feliz de ver que lideranças importantes do Brasil venham aqui. O Kassab, em especial, pela força política do meu companheiro Marcos Montes, nosso grande deputado Marcos Montes. É muito bom vermos estas pessoas aqui que conhecem um pouco da realidade de Minas. De alguma forma, quem sabe, possam se inspirar também naquilo que foi feito aquiem Minas Gerais. São todos muito bem vindos, mas não temos que em cada encontro desses tratar de políticas e de eleições. O partido do ex-prefeito Kassab dá uma sinalização clara de apoio à presidente da República. Eu respeito isso. Agora, nosso campo é outro. Nosso campo é o da oposição e vamos construir um projeto alternativo ao Brasil. Alianças, elas virão no momento certo, agora, o momento das oposições é construir um discurso novo para o Brasil. Uma proposta alternativa a esta que está aí. Vamos fazer isso com calma. Mas hoje para mim em Uberaba não é um evento político, não venho aqui para buscar alianças, venho aqui para abraçar meu irmão Anastasia e para compartilhar um momento desse de vigor da agropecuária mineira com muitos amigos meus.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+