Aécio Neves – Entrevista Coletiva em Sorocaba

O senador Aécio Neves concedeu entrevista coletiva, neste sábado (07/12), em Sorocaba (SP), onde participou de encontro com líderes, prefeitos, vereadores e militantes tucanos. Aécio Neves falou sobre a situação econômica do país, alertando que o Brasil, esse ano, irá crescer apenas mais que a Venezuela na América do Sul.

Leia a transcrição da entrevista do senador:

Sobre a situação econômica do país.

Esse ano vamos crescer mais apenas que a Venezuela na América do Sul. E isso tem efeito na economia, nos empregos a serem gerados. Vamos aqui ouvir os companheiros da região, mas o PSDB tem a obrigação de apresentar ao Brasil uma nova alternativa, onde ética e eficiência possam caminhar juntas.

Qual a avaliação sobre as explicações dadas pelo ministro da Justiça.

As bancadas têm que fazer essa avaliação. O que tenho dito como presidente do PSDB é que quaisquer denúncias, venham elas de onde vierem, têm que ser investigadas. Investigadas em profundidade. E se houver comprovação de algum ilícito, esse ilícito tem que ser punido e punido exemplarmente, independente da origem, da filiação daquele que eventualmente o tenha cometido.

O que alertamos, e é inadmissível em uma democracia, é a utilização de estruturas de Estado para perseguir adversários políticos. Isso não faz bem à democracia e não faz bem àqueles que estão hoje no governo. O que alertamos era para sucessivos vazamentos, documentos que não correspondiam, a cópia não correspondia ao original. Acho que serviu o alerta para que o governo fique mais atento. Queremos que as investigações ocorram no Brasil inteiro, onde houver denúncias. Mas não podemos aceitar a utilização do Estado em benefício de um projeto de poder de um partido político.

Sobre a Polícia Federal querer levar as investigações para Brasília.

Não conheço exatamente as razões. Não importa, seja aqui ou seja lá. É importante que as investigações ocorram, mas que elas não sejam seletivas, que elas sejam investigações efetivas e amplas, doam a quem doer.

Sobre unidade do PSDB.

O PSDB vai estar unido, para desalento e dissabor dos nossos adversários. No momento certo, o PSDB se apresentará unido, porque é a nossa unidade o instrumento mais vigoroso que temos para enfrentar e vencer as eleições. Estou muito confiante de que vamos chegar no ano que vem em condições de irmos para o segundo turno, e, indo para o segundo turno, vamos vencer as eleições. Porque o Brasil está cansado de tanta incompetência e de tantos desvios éticos.

Sobre negociações com o PSB.

Tenho uma relação antiga e pessoal com o presidente do PSB, o governador Eduardo Campos. O PSB tem uma candidatura colocada e essa candidatura faz bem à democracia. O PT é que quis ganhar por WO. Espero por outras candidaturas, seja de Eduardo, de Marina. Para nós, outras candidaturas aprofundam o debate e aprimoram a democracia. Mas quem vai para o segundo turno é o PSDB, que vai vencer as eleições.

Sobre as propostas do partido.

Vamos vencer as eleições no Brasil. E para o Brasil é muito importante iniciarmos um novo ciclo de governo, como eu disse, valorizando os municípios e os estados, com mais solidariedade com os investimentos na saúde. O governo do PT,quando iniciou em 2003 o seu primeiro mandato, o governo federal investia 56% de tudo o que se gastava em saúde pública. Dez anos se passaram e o governo federal participa com apenas 45%. O restante da conta fica sob a responsabilidade de estados e municípios. Na segurança pública, esta tragédia agora agravada pelo crack, por esta epidemia danosa e devastadora do crack, o governo federal, que deveria cuidar das nossas fronteiras, responsável pelo tráfico de drogas e pelo tráfico de armas, participa com apenas 13% do conjunto de investimentos. 87% de tudo o que se investe em segurança pública no Brasil vêm dos estados e dos municípios. O atual governo, governo do PT, é pouco generoso com os municípios e com os estados. O PSDB vai querer refundar a Federação no Brasil.