PSDB lançará campanha de filiação com foco na juventude e nas mulheres, anuncia Aécio Neves

A proposta é ampliar a participação desses segmentos na vida política nacional e na construção de uma agenda positiva para o país

Foto : George Geanni

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, anunciou nesta quarta-feira (08/04), que o partido lançará no dia 5 de maio campanha nacional de filiação focada na juventude e no público feminino. A proposta, segundo Aécio, é ampliar a participação desses segmentos na vida política nacional e na construção de uma agenda positiva para o país.

“Esse é um momento importante do partido de reafirmação de suas propostas, de contraponto ao governo que aí está, cada vez mais fragilizado. Vamos fazer uma campanha com uma linguagem visual única, focada principalmente em dois segmentos da sociedade, os jovens e as mulheres”, afirmou o senador, em entrevista à imprensa após reunião da Executiva Nacional do partido, em Brasília.

A decisão de atrair jovens e o segmento feminino faz parte da campanha de renovação iniciada há quase dois anos com a eleição de Aécio Neves para a presidência nacional do partido. Segundo o senador, pesquisas recentes mostram que o PSDB é a sigla preferida por jovens de 16 a 24 anos. Além disso, há uma demanda cada vez maior das mulheres por participação na vida partidária.

O PSDB também quer se aproximar de lideranças estudantis que tenham afinidade com o programa do partido. “Já há uma presença crescente de lideranças com afinidades com o PSDB disputando diretórios acadêmicos de inúmeras faculdades públicas e privadas do país. Queremos canalizar esse sentimento e esse despertar de uma parcela grande da sociedade brasileira para a militância partidária”, ressaltou.

De acordo o senador, o partido quer aproveitar o sentimento de indignação da sociedade brasileira com o governo Dilma Rousseff para propor uma agenda positiva para o país.

“Temos que mostrar que essa insatisfação e essa indignação precisa ser canalizada para uma agenda positiva para o país. Isso se faz, em parte, pela atuação dos partidos políticos. Vamos fazer uma campanha que permita que esses novos filiados tenham uma relação ativa com o partido. Estamos muito otimistas que com isso vamos dar uma grande renovada no partido”, destacou Aécio Neves.

Eleições em diretórios

O senador Aécio Neves também anunciou que a Executiva Nacional do PSDB, em decisão unânime, decidiu alterar as regras para a realização de eleições em diretórios municipais e estaduais.

“Todos os diretórios ou comissões provisórias, que nas últimas eleições parlamentares não obtiveram, ou para deputado federal ou para deputado estadual, a marca de 6% dos votos, que é metade da média do desempenho do partido em todo o Brasil, não estarão autorizados a fazer as convenções municipais. E os estados em que não se alcançou o número mínimo de municípios com diretórios que, estatutariamente, definem aqueles que estarão aptos a fazer essas convenções, também não farão as convenções estaduais”, anunciou.

Com a mudança, cerca de 30% dos diretórios e comissões provisórias não realizarão eleições marcadas para maio. Segundo Aécio, a decisão tem como objetivo estimular a participação das bases partidárias com as lideranças do partido.

“O que percebemos é que em determinados diretórios não houve qualquer empenho ou vínculo maior com as candidaturas do partido. Não fiz esse casamento com as eleições majoritárias, porque elas têm uma dinâmica própria, mas é fundamental que os diretórios municipais do partido, se queremos ser um partido cada vez mais nacional e fortalecido, é preciso que haja um compromisso das bases do partido, das nossas lideranças municipais, com as candidaturas do partido”, justificou.