Justiça absolve Aécio Neves

“Depois de cinco anos a farsa foi desmascarada. Sempre tive muita serenidade para aguardar que a Justiça tomasse sua decisão final, que tomou ontem, demonstrando que não cometi qualquer irregularidade. Na verdade, fui vítima de uma grande armação política feita por um empresário inescrupuloso em parceria com membros do Ministério Público, o que é ainda mais grave. Recebo a decisão da Justiça com um alívio muito grande. Os mineiros conhecem a minha história. Governei Minas por oito anos, fiz um governo honrado que transformou a realidade do nosso Estado”, diz Aécio.

A declaração do deputado federal e ex-governador de Minas Gerais foi feita na manhã desta sexta-feira, dia 11/03, em entrevista à Rádio Itatiaia, destacando a decisão do juiz Ali Mazloum, da 7.ª Vara Federal Criminal de São Paulo, que absolveu Aécio Neves da acusação feita em 2017 pelo ex-procurador geral da República Rodrigo Janot, baseada numa gravação apresentada à época pelo empresário Joesley Batista.

A Justiça Federal em São Paulo decidiu ontem pela absolvição de Aécio, considerando que as provas colhidas durante os últimos cinco anos de investigação demonstraram a inexistência de qualquer irregularidade por parte do então senador. “A conduta típica descrita na denúncia não existiu. Em outras palavras, está provada a inexistência do crime narrado pela PGR”, destaca trecho da decisão judicial proferida.

“Recebo a decisão da Justiça com um alívio muito grande. Os mineiros conhecem a minha história. Governei Minas Gerais por oito anos, fiz um governo honrado que transformou a realidade do nosso Estado. As obras mais importantes do nosso Estado foram feitas no nosso governo. Estão aí a Linha Verde, a Cidade Administrativa, o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Todas as cidades de Minas ligadas por asfalto. A melhor saúde do país, a melhor estrutura de segurança do país. Tudo isso foi feito com muita honradez, com muita seriedade. A decisão da Justiça demonstra que aquilo que eu dizia o tempo inteiro é a verdade. Jamais cometi qualquer irregularidade. Vou continuar em Brasília trabalhando por Minas e trabalhando pelo Brasil, com a honra que jamais me faltou. Quero agradecer a todos que sempre confiaram em mim”, disse Aécio, na entrevista.

O processo judicial reuniu depoimentos e provas que demonstraram que a acusação feita contra o ex-governador foi baseada em conversas mantidas com o empresário na venda de um apartamento e no pedido de um empréstimo particular, sem qualquer relação com recursos ou contratos públicos ou favorecimento ao empresário.

Falsa denúncia

No depoimento prestado à Justiça de São Paulo, Joesley Batista voltou atrás na acusação feita em 2017 e reconheceu que nunca houve qualquer tipo de irregularidade na relação mantida com o senador.

“A Justiça foi feita. Como advogado com bastante experiência na advocacia criminal e um fervoroso defensor do mais amplo direito de defesa para todos e da necessária presunção de inocência até prova em contrário, considero que a decisão judicial proferida extingue, por meio de provas irrefutáveis e depoimentos esclarecedores, um processo que se baseou em falsas premissas e acusações completamente inverídicas, uma verdadeira tentativa de incriminar alguém por meio do chamado flagrante armado e uma imensa agressão ao Estado Democrático de Direito”, afirmou o presidente do PSDB em Minas Gerais, deputado federal Paulo Abi-Ackel.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, também saudou a decisão da Justiça. “O dano causado ao longo dos últimos anos ao ex-governador de Minas Gerais recebeu da Justiça brasileira o veredicto de que a conduta descrita não existiu. Agora, encerrando esse ciclo de sofrimento, ele pode olhar para frente e retomar sua caminhada”, declarou Araújo em nota.

A defesa do ex-governador considerou que a decisão restabelece a verdade sobre os fatos.

“O Poder Judiciário, com base em vasta prova, especialmente no depoimento dos próprios delatores, reconheceu a inexistência de qualquer ilícito envolvendo o Deputado Aécio Neves.

A sentença, além de destacar a existência de indícios concretos de que a gravação feita com o Deputado Aécio foi ardilosamente induzida e fruto de uma inescrupulosa armadilha que contou com o envolvimento ilegal de membros do MPF, reconheceu que o único assunto tratado por Aécio e Andrea com Joesley era a venda de um apartamento da família.

Em decisão sólida e profunda, o Judiciário reconheceu a criminosa farsa montada. Nunca houve corrupção e nunca houve qualquer crime”, diz nota dos advogados Alberto Zacharias Toron e Luiza Oliver.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+