Ibope confirma crescimento de Aécio e tendência de segundo turno

"O dado mais relevante nesse instante é o alto percentual de brasileiros que clamam por mudanças profundas no país", diz Aécio

Pesquisa Ibope divulgada, nesta quinta-feira (21/05), indica que o senador Aécio Neves subiu seis pontos percentuais e chegou a 20% das intenções de votos dos brasileiros. Mais uma vez, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República foi o que mais cresceu no Ibope. As últimas pesquisas Datafolha e Sensus, divulgadas este mês, também indicaram crescimento nas intenções de voto em Aécio.

Na avaliação do senador, os dados do Ibope confirmam a tendência de segundo turno nas eleições deste ano e apontam o desejo dos brasileiros por mudanças profundas no país.

“Os dados do Ibope confirmam o crescimento da nossa candidatura já apontado por todos os outros institutos. Confirma também o crescimento do conjunto das oposições, mesmo com o grau de conhecimento dos candidatos muito menor do que o da atual presidente. O que aponta, cada vez mais, para um cenário de segundo turno. Mas continuo entendendo que o dado mais relevante nesse instante é o alto percentual de brasileiros que clamam por mudanças profundas no país. Acredito que isso continuará a ser refletido nas próximas pesquisas”, afirmou Aécio Neves.

PT faz na TV campanha do medo

O terrorismo eleitoral promovido pelo programa partidário do PT, exibido na semana passada nas emissoras de TV, não foi suficiente para impedir que a vantagem da petista Dilma Rousseff em relação a Aécio, no segundo turno, continuasse caindo.

O avanço de Aécio no Sudeste reduziu em nove pontos a vantagem de Dilma na região. O tucano aparece com 24% das intenções de votos no Sudeste. A pesquisa revela que 37% dos eleitores do Sudeste não votariam de forma alguma na presidente.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios entre os últimos dias 15 e 19. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00120/2014.