Dilma se prepara para deixar governo pela porta dos fundos ao barganhar cargos públicos por votos contra impeachment

“Nenhum brasileiro consegue acreditar que a presidente da República vá ultrapassar esse rubicão após o impeachment”, diz Aécio Neves

Foto : George Gianni

O senador Aécio Neves afirmou, nesta terça-feira (05/04), que a negociação comandada pela presidente Dilma Rousseff para trocar ministérios e cargos públicos por votos contra pedido de impeachment comprova que ela não tem mais autoridade para conduzir a retomada do crescimento econômico e a superação da crise política que atinge o país. Em entrevista coletiva no Senado Federal, Aécio disse que mesmo que Dilma obtenha os votos necessários para barrar o processo de impeachment, ela sai desmoralizada por mais uma vez negociar até mesmo ministérios importantes como Saúde e Educação com objetivos partidários.

“Mesmo se obtiver os 180 votos ou 200 votos, como pode uma presidente da República que escancara o Palácio do Planalto a este mercado persa, onde cada voto vale um quinhão de cargos públicos? Com que autoridade esta presidente da República vai retirar o Brasil dessa crise se eventualmente ficar no cargo? Existem algumas formas de se deixar o governo. A presidente da República, ao abrir esse balcão de negócios, está se preparando para deixar o governo pela porta dos fundos”, afirmou Aécio Neves em entrevista à imprensa no Senado.

O presidente nacional do PSDB ressaltou que, apesar do processo de impeachment gerar intenso debate no país, esse é o caminho constitucional mais rápido para tirar o Brasil da grave crise política e econômica gerada pela irresponsabilidade fiscal e pela falta de liderança de Dilma Rousseff.

“A presidente não consegue fazer o Brasil girar a roda da economia, fazer os empregos voltarem a acontecer, a inflação ser controlada, a confiança no Brasil ser resgatada. Nenhum brasileiro em sã consciência consegue acreditar que a presidente da República consegue, sobretudo da forma como está agindo agora para garimpar votos, ultrapassar esse rubicão após o impeachment”, criticou Aécio Neves.

O senador ressaltou que o processo de impedimento de Dilma aponta com clareza os crimes de responsabilidade cometidos pela chefe do Executivo, ao ter autorizado o uso de dinheiro dos bancos públicos para pagar despesas do governo.

“A presidente da República, de forma absolutamente consciente, cometeu crime de responsabilidade e a nossa Constituição – e me orgulho de tê-la assinado e ajudado a escrever – determina de forma muito clara quais são os casos em que a presidente da República pode ser processada. E esse caso está claro a partir da peça apresentada na Câmara dos Deputados”, afirmou.

Eleições gerais

O senador também criticou a Proposta de Emenda Constitucional defendida na Câmara que prevê a realização de eleições gerais para todos os cargos do Executivo e do Legislativo, em outubro, como saída para a crise política. Ele afirmou que essa sugestão atende apenas aos interesses de quem pretende fragilizar a tese do impeachment.

Aécio Neves reforçou que o PSDB votará em peso a favor do impeachment de Dilma e não fugirá da responsabilidade de apresentar ao país uma nova agenda com propostas para a retomada do crescimento econômico.

“Nós do PSDB, repito, sem sermos beneficiários do processo, vamos votar unanimemente a favor do impeachment e vamos ajudar – diferente do que fez o PT no passado – a construir uma agenda emergencial para o Brasil”, afirmou o senador Aécio Neves.