Brasil ganha nova chance para reescrever sua história, diz Aécio Neves

“Não é um dia de comemorações. É um dia apenas da reafirmação da nossa Constituição, dos nossos valores democráticos. Com muita serenidade, o Brasil tem que começar a trabalhar para construir essa nova página de sua história”, afirmou o senador, logo após o Senado autorizar a abertura do processo de cassação da presidente Dilma Rousseff

Foto : George Gianni

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou, na manhã desta quinta-feira (12/05), logo após o Senado aprovar a abertura do processo de cassação da presidente Dilma Rousseff, que o Brasil ganhou hoje uma nova chance para reescrever a história do país e superar os graves problemas sociais e econômicos provocados pela irresponsabilidade do PT à frente do governo nos últimos anos.

“Hoje não é um dia de comemorações para ninguém, apenas o que estamos assistindo é a reafirmação dos nossos valores democráticos e da nossa Constituição. Foi cumprida a Constituição do Brasil, que estabelece limites para a ação do governante. O sistema presidencialista funciona com pesos e contrapesos. O presidente pode muito, mas não pode tudo. As regras contidas na Constituição foram cumpridas a partir de um rito estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal e o Brasil passa a ter uma nova chance de escrever uma nova história”, afirmou Aécio Neves, em entrevista.

A abertura do processo de impeachment de Dilma foi aprovado no plenário do Senado com 55 votos a favor, bem acima dos 41 necessários.
“É um resultado positivo do ponto de vista do novo governo, que já assume com perspectivas de que não será apenas um governo temporário. Ele deverá concluir o mandato da presidente da República. Espero que o vice-presidente Michel Temer possa constituir o seu governo e as medidas que vão orientá-lo da melhor forma possível para que já hoje mesmo o Brasil perceba que há uma nova fase se iniciando”, disse o presidente do PSDB.

A partir da votação de hoje, a presidente ficará afastada do cargo por até 180 dias ou até que o Senado conclua o julgamento. Assim que ela for afastada pelo Senado, o vice Michel Temer assume a Presidência.

Aécio defendeu que Temer apresente ainda nesta quinta-feira medidas que sinalizem para a sociedade brasileira que a nova equipe está comprometida com a recuperação econômica e com a reforma do Estado.

“O que esperamos é que o governo que agora assume se coloque à altura das expectativas e dos enormes desafios do país. Um governo enxuto, um governo efetivo do ponto de vista das propostas que venha a apresentar e que já hoje, no máximo amanhã, apresente ao Congresso Nacional um conjunto de medidas que sinalize de forma clara para o início de uma nova fase na história do Brasil”, destacou.

O presidente do PSDB afirmou ainda que o novo governo deve incluir entre as medidas urgentes a serem adotadas a reforma do sistema tributário. Essa medida pode ajudar as empresas a voltarem a investir e gerar empregos.

“Existe espaço para uma modernização urgente do nosso sistema tributário, que estimule as empresas a voltar a investir e a voltar a empregar. Acredito muito que uma nova sinalização poderá ser dada a partir desse novo governo. O vice-presidente Michel Temer terá uma grande chance, mas não pode errar, e terá o PSDB ao seu lado, para ajudar o Brasil a minimizar os danos causados pelos sucessivos governos do PT”, defendeu.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+