Alta da inflação é resultado da irresponsabilidade e da crise de confiança do governo Dilma, critica Aécio Neves

O senador avalia que o governo do PT omitiu dos brasileiros que a inflação estava fora de controle para não prejudicar a candidatura à reeleição da presidente

Foto : George Gianni

O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, responsabilizou o governo da presidente Dilma Rousseff pela alta desenfreada da inflação, que atingiu quase 9% nos últimos 12 meses, o maior valor desde dezembro de 2003, segundo dados divulgados hoje (08/07) pelo IBGE. A inflação no 1º semestre fechou em 6,17%, quase o dobro do índice registrado no mesmo período do ano passado, quando ficou em 3,75%, e bem acima da meta oficial do governo federal, que é de 4,5% para todo o ano.

“Hoje recebemos mais uma informação que a inflação desses últimos 12 meses já ultrapassou a própria aprovação da presidente da República. O desemprego também caminha na mesma direção. Lamentavelmente, os brasileiros mais pobres é que pagam o preço mais duro dos equívocos e das irresponsabilidades cometidas por este governo ao longo dos últimos anos e já dizíamos isso durante a campanha eleitoral”, afirmou Aécio Neves, em entrevista coletiva.

De acordo com o IBGE, desde 1996 os brasileiros não enfrentavam uma inflação tão alta em junho. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu 0,79% no mês. “É algo absolutamente fora de quaisquer expectativas ou anúncios feitos pelo governo, expectativa do próprio Banco Central”, disse o senador.

O presidente nacional do PSDB avalia que o governo do PT omitiu dos brasileiros que a inflação estava fora de controle para não prejudicar a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Ao fazer isso, o governo adiou a tomada de medidas para combater a alta dos preços.

“O que é mais grave. Não foi apenas a mentira, que por si só já é extremamente condenável, principalmente quando vem da presidente da República, mas foi o adiamento da tomada de medidas corretivas, única e exclusivamente para garantir-se a vitória no pleito eleitoral. Fez com que este preço seja hoje muito mais alto para os trabalhadores e para os brasileiros que menos têm. Esta é a consequência mais perversa da irresponsabilidade do PT”, afirmou Aécio.

 

Crise de confiança

Aécio Neves ressaltou que a falta de confiança dos brasileiros na presidente Dilma, provocada pelas promessas não cumpridas, pelo mau uso da propaganda oficial e pelas maquiagens fiscais realizadas pelo governo, contribuem para agravar ainda mais a pressão sobre a inflação.

“Há hoje uma crise de confiança muito aguda na sociedade. Esta crise de confiança impacta também na inflação. Inflação é expectativa. As pessoas, não prevendo um controle, uma estabilidade lá adiante, de alguma forma, se previnem. Isso também alimenta a inflação. Hoje, os brasileiros pagam a conta da irresponsabilidade do PT na condução da economia dos últimos anos”, lamentou o senador.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+