Aécio Neves sobre apoio a Pedro Taques no Senado: PSDB tomou a posição correta

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) avaliou como positiva a decisão da bancada do PSDB de apoiar a renovação da presidência do Senado Federal, com a candidatura do senador Pedro Taques (PDT/MT). Taques perdeu a eleição para o senador Renan Calheiros (PMDB/AL), que retornará como presidente da Casa cinco anos depois de ter renunciado ao cargo, denunciado por corrupção. Ele foi eleito, nesta sexta-feira, com 56 votos dos senadores do PT e da base do governo federal.

“O PSDB tomou a posição correta. O PSDB foi no caminho da preservação da instituição. Não podemos ter o Poder Legislativo, em especial o Senado da República, sob questionamentos, seja do ponto de vista ético ou também da subordinação excessiva que temos tido em relação ao Poder Executivo. Por isso, optamos pela candidatura do senador Pedro Taques”, disse.

O senador Aécio Neves lamentou a derrota sofrida na votação, mas disse que a união de importantes líderes em favor de Taques representará uma nova composição de forças no Senado. Também apoiaram a candidatura Taques os senadores Pedro Simon (PMDB/RS), Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE) e Cristovam Buarque (PDT/DF).

“Perdemos a eleição, mas sinalizamos de forma muito clara que existe aqui um grupo de senadores que se preocupa com a imagem do Senado, que quer ver o Senado cada vez mais sintonizado com o sentimento da população. Quem sabe estejamos iniciando aqui um núcleo reativo que permita ao Senado da República superar esse papel de homologador. Ao longo desses últimos anos o que tivermos foi um Congresso Nacional submisso, um Congresso agachado perante as imposições do Poder Executivo”, afirmou Aécio.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+