Aécio Neves: Senado votou pela preservação da instituição

Senado cassou nesta quarta-feira mandato de Demóstenes Torres por 56 votos

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou, nesta quarta-feira (11/07), que a sessão que resultou na cassação do mandato do senador Demóstenes Torres garantiu a credibilidade do Senado Federal junto à sociedade. Houve 56 votos favoráveis à cassação, 19 contra e 5 abstenções na votação. Aécio Neves disse que ocorreu uma quebra de confiança por parte do ex-senador junto a seus colegas de Parlamento.

“O Senado votou pela preservação da instituição. O resultado foi aquele que se esperava, houve uma quebra de confiança do senador Demóstenes para com os seus pares. Cabe a nós, senadores, garantirmos a respeitabilidade da instituição, as suas prerrogativas”, afirmou o senador Aécio Neves, em plenário, após o término da sessão nesta manhã.

Antes do plenário e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o processo contra o ex-senador foi analisado no Conselho de Ética da Casa. A acusação que levou à cassação de Demóstenes Torres foi por quebra de decoro parlamentar, em razão das denúncias sobre suas relações com o contraventor Carlos Cachoeira.

“Meu voto hoje foi o mesmo da Comissão de Constituição e Justiça”, disse o senador Aécio, referindo-se ao seu voto favorável à cassação de Demóstenes na CCJ do Senado.

Prêmio Kluge

Na noite desta terça-feira, o senador Aécio representou o Senado na entrega do prêmio John W. Kluge ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A homenagem, ocorrida em Washington (EUA), é de autoria da Biblioteca do Congresso americano. O ex-presidente é o primeiro intelectual latino-americano a receber a premiação.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+