Aécio Neves ressalta história da Bahia ao receber título de cidadão de Salvador

O senador foi recebido pelo prefeito ACM Neto e por lideranças locais e destacou em seu discurso a contribuição dos baianos na construção da identidade brasileira

Foto : Orlando Brito

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, recebeu, na noite desta segunda-feira (12/05), o título de Cidadão Soteropolitano na Câmara de Vereadores de Salvador. Em uma noite marcada pela emoção e reverência à sua trajetória política, o tucano foi recebido pelo prefeito ACM Neto e por lideranças locais e destacou em seu discurso a contribuição dos baianos na construção da identidade brasileira.

“Aqui se forjou inicialmente – e definitivamente – a formidável mistura de povos e culturas que dá lastro à brasilidade, com uma incomparável contribuição dos negros africanos vindos do Golfo do Benim e do Sudão, imortalizados em obras grandiosas como o “Navio Negreiro”, de Castro Alves”, afirmou Aécio Neves no início de seu discurso.

A iniciativa de conceder a honraria a Aécio Neves foi da Mesa Diretora da Câmara, que destacou a atuação do então governador de Minas para a revitalização da bacia do Rio das Velhas, maior afluente do Rio São Francisco. Também foi lembrada a atuação de Aécio como parlamentar que contribuiu para a aprovação de propostas que beneficiam os baianos.

A homenagem na Câmara de Vereadores de Salvador foi o último compromisso do dia do tucano na Bahia nesta segunda-feira. A agenda começou em Feira de Santana, segunda maior cidade do estado, com um encontro com lideranças regionais e da comunidade local. À tarde, Aécio falou com uma rádio local e deu entrevista coletiva para imprensa.

 

Capoeiristas e baianas

Na chegada ao Paço Municipal, Aécio foi recebido por um grupo de capoeira e pelas tradicionais baianas. A sessão em homenagem ao presidente nacional do PSDB foi marcada por momentos de emoção, protagonizados pelo Coral da Câmara de Vereadores, regido pelo maestro Carlos Veiga Filho. Ao som de “Tocando em frente”, a canção preferida do senador, e “Coração de Estudante”, que marcou a campanha das Diretas Já e o luto nacional pela morte do avô, o ex-presidente Tancredo Neves, Aécio disse que a homenagem serve de inspiração para os desafios que ele terá pela frente.

“Estou honrado em receber a cidadania soteropolitana, gesto de grande generosidade do povo de Salvador e dos muitos companheiros de jornada que tive o privilégio de fazer aqui, no curso dos anos. Incorporo-a, neste momento, às razões do meu afeto, como uma preciosa manifestação de apreço e amizade, que anima meu espírito e redobra meu ânimo para enfrentar os deveres e grandes desafios que me esperam”, afirmou Aécio Neves.

 

Líderes baianos

A sessão solene na Câmara de Vereadores foi acompanhada por líderes comunitários e diversas autoridades, entre elas o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), os deputados federais do PSDB, Antônio Imbassahy e Jutahy Jr, e o ex-governador da Bahia, Paulo Souto, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), o presidente da Casa, vereador Paulo Câmara, e o vereador Leo Prates (DEM).

O prefeito ACM Neto diz que é um orgulho para Salvador ter Aécio Neves como Cidadão Soteropolitano. Neto fez questão de ressaltar que o tucano foi sua inspiração no início de sua trajetória política.

“Aécio Neves é um mineiro do Brasil. Tratei com eles várias vezes questões da Bahia e do Nordeste. Ele sempre se preocupou que o país pudesse se desenvolver de forma mais igual. Um país que pudesse sonhar. Foi isso que ele fez em Minas. Essa homenagem é por tudo que Aécio fez pela Bahia e pela Brasil e pelo que ele vai fazer pelo futuro do país”, ressaltou.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+