Aécio reconhece posição do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

Para o presidente da CREDN, a sinalização do Brasil no principal organismo das Nações Unidas foi correta e está alinhada àquela adotada por todos os países que condenam a violação da soberania territorial da Ucrânia

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), voltou a conversar com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, sobre o conflito Rússia – Ucrânia. Na oportunidade, ele expressou sua satisfação com a posição adotada pelo Brasil em reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU realizada na última sexta-feira (25/02).

De acordo com o Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, Embaixador Ronaldo Costa Filho, é fundamental “preservar o espaço de diálogo e, ao mesmo tempo, sinalizar que o uso da força contra a integridade territorial de um Estado-membro não é aceitável no mundo atual”.

Na avaliação de Aécio Neves, “esta posição guarda relação direta com os preceitos da nossa Constituição, especificamente com o seu Artigo 4º, sobre a autodeterminação dos povos, não intervenção, defesa da paz, e solução pacífica dos conflitos”, afirmou.

Segundo Aécio Neves, “trata-se de uma posição clara em defesa do Direito Internacional, e das regras e normas que regem as relações entre as Nações. Além disso, como vínhamos defendendo, o Brasil reitera que o Conselho de Segurança da ONU é o foro adequado para a resolução dos conflitos”, recordou.

O deputado também reforçou o apelo que já havia feito ao ministro Carlos França para que o Itamaraty continue atuando para evacuar os brasileiros da Ucrânia. “Pedi ao ministro para que essas operações sejam intensificadas, para que nos próximos dias possamos ter todos os nossos nacionais a salvos”, concluiu.

Assessoria de Imprensa – CREDN

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+