Aécio Neves faz nova rodada de encontros em São Paulo

Presidente do PSDB reuniu-se com empresários e lideranças da região de Campinas. Amanhã, Aécio cumpre agenda em Sorocaba

Foto : George Gianni

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, iniciou, nesta sexta-feira (6/12), nova etapa de encontros com lideranças em São Paulo. Aécio Neves esteve em Campinas, onde participou de reunião com empresários, prefeitos, vereadores e líderes políticos.  Amanhã, o presidente nacional do partido estará em Sorocaba. Os encontros com lideranças de Campinas e Sorocaba reunirão representantes de 100 municípios.

Aécio Neves foi recebido em Campinas pelo prefeito Jonas Donizette (PSB). Em seguida, reuniu-se com cerca de 60 empresários da região, quando demonstrou preocupação com a desindustrialização e manifestou apoio ao agronegócio. O senador tucano criticou a atual política econômica do governo, que tem levado o país a um cenário de baixo crescimento com inflação alta.

“Vamos nos reunir com alguns empresários da região, que vivem certamente o drama da desindustrialização por que passa o Brasil, do pífio crescimento que passa a economia, com inflação alta. A grande verdade é que as principais conquistas que nos trouxeram até aqui, e que vieram, as mais importantes delas, do governo do presidente Fernando Henrique, estão hoje colocadas em risco”, disse Aécio em entrevista coletiva antes do encontro.

Aécio Neves também defendeu que o governo federal invista em infraestrutura para dar mais competitividade a setores fundamentais para a economia brasileira, caso do agronegócio. O presidente do PSDB lembrou que, não fosse a produtividade do setor, o PIB brasileiro estaria em declínio.

“É o agronegócio quem tem sustentado o crescimento da economia brasileira. Não fosse o agronegócio, esse crescimento seria negativo. O que temos é que reconhecer o esforço que a agropecuária vem fazendo no Brasil, inclusive investindo em inovação, com preocupações do ponto de vista da sustentabilidade, da preservação ambiental. O Brasil, da porteira para dentro, é o país mais produtivo do mundo. O problema do Brasil é da porteira para fora, onde falta estrada, falta ferrovia, falta hidrovia, faltam portos. Enfim, o que precisamos é de um governo que planeje em sintonia, que fortaleça o Ministério da Agricultura, que hoje é um instrumento de negociação política”.

Nova Agenda

Na entrevista, Aécio Neves anunciou para a segunda quinzena de dezembro o lançamento de um conjunto de ideias e propostas pelo partido para a sociedade brasileira. Para ele, o PSDB tem o dever de apresentar um projeto alternativo à sociedade brasileira.

“Vamos apresentar ainda este ano, provavelmente no próximo dia 17, um conjunto de ideias que eu chamo de ideias para mudar o Brasil. Elas serão a base do nosso programa, serão colocadas para discussão com nossos companheiros, com a sociedade brasileira, para que no início do processo eleitoral, a partir de junho do ano que vem, possamos, já com algum nível de detalhamento, apresentar ao Brasil a nossa visão. Essa construção se faz não no gabinete em Brasília ou no Congresso Nacional, se faz aqui, conversando”, disse Aécio.

Acompanhado do líder do PSDB na Câmara, deputado federal Carlos Sampaio, e do secretário-geral do partido, deputado federal Mendes Thame, Aécio Neves participou ainda de encontro político com cerca de 1.500 pessoas de toda a região. Entre as lideranças presentes estavam o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Samuel Moreira, o deputado federal Vanderlei Macris e os deputados estaduais Barros Munhoz, Cauê Macris e Célia Leão.

Na próxima semana, o presidente do PSDB irá visitar São José dos Campos (13) e Santos (14), no fim da série de encontros regionais pelo interior de São Paulo realizada durante o segundo semestre do ano. Antes de Campinas, Aécio Neves esteve reunido com tucanos das regiões de Ribeirão Preto, Barretos, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Franca, e Bauru. Aécio Neves também fez palestra em Olímpia, durante Congresso dos Municípios do Noroeste Paulista.