Aécio Neves espera para amanhã convocação de partidos para CPI da Petrobras

"Queremos que amanhã o presidente Renan faça a solicitação aos líderes partidários das indicações dos membros, para que possamos, imediatamente, instalar a CPI", afirmou Aécio

Foto : George Gianni

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse hoje, em São Paulo, que espera para essa terça-feira (29/04) a convocação dos partidos pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, para dar início à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Em entrevista nesta segunda-feira (28/04), na Associação Comercial de São Paulo, Aécio reiterou que a CPI deve ser instalada imediatamente no Senado, conforme determinou liminar da ministra do STF, Rosa Weber.

“Queremos a investigação. Conseguimos, a partir de uma decisão extremamente correta da ministra Rosa Weber, que respeita a Constituição, e tem que ser saudada como uma decisão correta da ministra, a instalação da CPI no Senado. Estamos prontos para fazer a indicação dos membros. Não há mais como adiar a sua instalação. Queremos que amanhã o presidente Renan faça a solicitação aos líderes partidários das indicações dos membros, para que possamos, imediatamente, instalar a CPI”, afirmou.

 

CPMI

Aécio reiterou que é dever das oposições fiscalizar os atos do governo e defendeu a instalação de uma comissão parlamentar mista do Senado e Câmara dos Deputados (CPMI). Para o presidente do PSDB, as investigações sobre as graves denúncias de corrupção e má gestão da Petrobras precisam ser as mais amplas possíveis.

“Estamos prontos para a investigação, nós da oposição, no Senado, ou também no conjunto do Congresso Nacional. Até preferiríamos que fosse no conjunto do Congresso Nacional, para podermos incluir também os deputados federais. Mas, se não for essa a decisão, desde já, em relação a CPI no Senado, não há como adiar a instalação.  Se houver a mesma decisão em relação à CPMI, há um entendimento entre as oposições que daríamos preferência à CPMI, para não retirar os parlamentares federais dessas discussões. Elas, quanto mais amplas forem, melhor”, afirmou.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+