Aécio Neves diz que trabalhará no PSDB na defesa de uma nova agenda para o país

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse hoje, em Brasília, que cumprirá o seu papel como líder do PSDB na construção de uma nova agenda para o país.

Em entrevista coletiva na abertura do encontro de prefeitos tucanos eleitos, Aécio Neves afirmou que viajará pelo Brasil em 2013 e trabalhará para aproximar o partido da população. Segundo ele, a definição de um candidato para as eleições presidenciais deve ocorrer somente após o PSDB apresentar um projeto alternativo ao do atual governo.

“Cumprirei meu papel, como sempre cumpri, sem açodamento. Esta candidatura precisa ser mais que um lançamento de um nome, até porque o PSDB tem vários nomes em condições de conduzir esta bandeira. O que temos é que traduzir para a população brasileira o que o PSDB faria de diferente daquilo que está sendo feito hoje pelo governo do PT”, disse Aécio.

Ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do presidente do ITV, Tasso Jereissatti, o senador dedicou a vitória de mais de 700 tucanos nas eleições deste ano ao presidente nacional da legenda, deputado federal Sérgio Guerra.

Aécio disse que o resultado das urnas mostrou que o partido obteve vitórias em todas as regiões do país. “Não há mais área inexpugnável, não há mais fronteira impossível de ser vencida”, afirmou.

O seminário “Faça um bom mandato: informações e reflexões para a Gestão Municipal” reuniu prefeitos eleitos para debater os problemas enfrentados pelos municípios brasileiros e novos projetos de qualidade na gestão pública, na educação, saúde, segurança, finanças municipais e mobilidade urbana, entre outros.

Leia aqui os principais trechos da entrevista coletiva do senador Aécio Neves:

Resultados das eleições municipais

Mantivemos uma posição sólida no Sudeste, no Sul, no Centro-Oeste e renascemos de forma muito vigorosa no Nordeste e no Norte do país. O que mostra que não há mais área inexpugnável, não há mais fronteira impossível de ser vencida. Esse não é um evento qualquer, é o evento do reencontro do PSDB com um resultado muito expressivo.

Quero aqui dizer que, boa parte desse resultado, se deveu e se deve à participação, à paciência e à liderança do presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra. Ele teve ao longo de todo último ano em especial, mas também nos anteriores, uma dedicação absoluta pessoal ao partido, com sacrifícios pessoais e quero aqui, de forma muito clara, e acho que posso fazer em nome dos demais companheiros que estão aqui na mesa, dedicar essa belíssima vitória, esse belíssimo resultado do PSDB, ao companheiro, presidente Sérgio Guerra.

Nova agenda para o país

A grande agenda que ainda está em curso no Brasil foi a proposta nos tempos do governo Fernando Henrique. Não há dúvida em relação a isso. E nós temos, antes de ter um candidato à Presidência da República, que apresentar o Brasil a nova agenda.

A agenda dos próximos 20 anos, ousada, que fale em gestão pública, que fale da refundação da federação no Brasil, um Brasil que caminha em uma velocidade extraordinária para se transformar num Estado unitário. É preciso que os prefeitos estejam preparados para assumir um quadro extremamente adverso, do ponto de vista dos recursos, da capacidade que eles terão para enfrentar as dificuldades que surgirão logo nos primeiros dias de suas administrações.

O Brasil está cansado do que está vendo. O PSDB tem uma responsabilidade, mais que consigo mesmo, com o país: apresentar aos brasileiros, no momento certo, uma alternativa clara, muito diferente do que está aí.

Pré-candidatura a presidente em 2014

Eu cumprirei meu papel, como sempre cumpri, sem açodamento. Repito muito isso, talvez até um ensinamento das minhas origens, que uma das principais artes da política é administrar o tempo.

Esta candidatura precisa ser mais que um lançamento de um nome, até porque o PSDB tem vários nomes em condições de conduzir esta bandeira. O que temos é que traduzir para a população brasileira o que o PSDB faria de diferente daquilo que está sendo feito hoje pelo governo do PT. A começar pelo comportamento ético, passando pela eficiência da gestão pública para se contrapor à crônica ineficiência desse governo em absolutamente todas as áreas. Temos de mostrar uma generosidade maior das questões essenciais que dizem respeito à vida das pessoas, como a saúde pública, por exemplo.

A decisão correta no tempo errado não traz o resultado que se espera. Estamos no momento certo. Fizemos o que precisávamos ter feito, sob o comando de Sérgio Guerra. Elegemos um número expressivo de prefeitos, fomos o segundo partido com maior número de prefeitos, espalhados por todo o Brasil.

Vou cumprir o meu papel, qualquer que seja ele. Só não vou antecipar etapas porque acho que não é produtivo.

PSDB e viagens pelo país

O PSDB sai dessas eleições como a mais sólida proposta oposicionista no Brasil. Vamos aproveitar este ano de 2013 para renová-la, para atualizá-la. Estarei disposto a viajar pelo país, como estarão os outros companheiros do partido.

Temos que falar diretamente a linguagem do povo, das pessoas, dos jovens. Compreender, ouvir quais são as demandas dessa classe média emergente, de outros setores da vida brasileira. Essa é a responsabilidade do PSDB.

Felizmente, me permitam um certo ufanismo, felizmente para o Brasil temos hoje um partido com a responsabilidade do PSDB, com a história do PSDB, com os quadros do PSDB, com a responsabilidade política que, ao longo de toda sua história, o PSDB demonstrou, em condições de enfrentar – e vamos enfrentar com muito vigor, muita coragem, esses que estão hoje no governo.

Sobre FHC

É um dos mais instigantes, se não o mais instigante pensador contemporâneo no Brasil hoje. E a sua companhia, seja ela física, seja através das nossas conversas, das nossas ideias, será fundamental para o PSDB se apresentar, aí sim, no momento certo, e me parece, no amanhecer de 2014, com uma candidatura.