Aécio Neves defende renúncia de Dilma em pronunciamento no Senado

“Quem sabe, num gesto generoso para com o país, a Presidente da República, compreendendo que perdeu as condições mínimas de governar, permita que, com a sua renúncia, o Brasil inicie uma nova etapa na sua história”, diz presidente do PSDB.

O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, se dirigiu nesta quarta-feira (9/03) aos brasileiros, em pronunciamento no Senado, para tratar da grave crise política, econômica e social que o país vive. Aécio Neves convocou o Congresso para ouvir o clamor da população e manifestar-se de forma clara sobre processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a quem recomendou que, em um gesto generoso para com o país, renuncie para que o Brasil inicie uma nova página em sua história.

“Caberá ao Congresso Nacional, ouvindo o clamor das ruas, manifestar-se de forma absolutamente clara, seja a favor do impeachment da Presidente da República, se esse for o sentimento majoritário da Câmara dos Deputados, seja em apoio à cassação da chapa presidencial eleita, em razão das gravíssimas denúncias de utilização de recurso público para a sua eleição. Ou, quem sabe, num gesto magnânimo, num gesto generoso para com o país, a Presidente da República, compreendendo que perdeu as condições mínimas de governar, permita que, com a sua renúncia, o Brasil inicie uma nova etapa na sua história”, afirmou o presidente do PSDB.

Aécio Neves condenou a incitação feita por lideranças do PT e das entidades e movimentos patrocinados pelo governo para o enfrentamento nas ruas nos protestos marcados para o domingo em todo pais. Aécio convidou os brasileiros a participarem dos atos pacificamente, com coragem e serenidade.

“Não vamos aceitar ameaças e tentativas de incendiar a Nação para que a fumaça encubra o que fizeram no Brasil. Domingo, o povo brasileiro sairá às ruas, escrevendo uma página definitiva da nossa história, que mudará o destino do Brasil. Somos homens e mulheres de bem, com nossos filhos, com as nossas famílias, sairemos em paz para mostrar que esse País não perdeu a sua alma e não perdeu a sua esperança”, afirmou.

Crise aguda e apoio à Lava Jato

Sobre a gravidade da crise que paralisa o país, o senador disse que as saídas serão encontradas pelos brasileiros dentro do que estabelece a Constituição.

“A fronteira comum onde todos nós, brasileiros, podemos nos encontrar está clara, nítida. É a nossa Constituição. É ela que nos impõe limites comuns e princípios intocáveis. Este é o espírito do Estado democrático de direito, que sempre nos moveu e especialmente nos move agora”, afirmou Aécio.

E acrescentou: “Poucas vezes vivemos dias tão difíceis e crises tão agudas neste país. Ao gravíssimo desastre econômico em curso somam-se a dramática crise ética e o impasse político que literalmente paralisam o Brasil já há algum tempo. O país afunda em graves dificuldades, prisioneiros das circunstâncias de um governo incapaz de tomar decisões”, afirmou.

O presidente nacional do PSDB também rebateu as repetidas tentativas de envolver nomes da oposição na Operação Lava Jato. O senador ressaltou que a verdade virá à tona e defendeu as investigações da Operação Lava Jato.

“Quero aqui registrar e reiterar de público nosso profundo apoio à Operação Lava Jato, aos promotores, aos policiais federais, aos magistrados que estão permitindo o reencontro do Brasil com um nova era. Não vamos nos intimidar de forma alguma, ao contrário, isso só faz aumentar em mim a determinação de continuar combatendo esse governo que tanto vem infelicitando o país. Nenhum de nós está acima da responsabilidade de dar respostas”, afirmou Aécio Neves.