Aécio Neves defende ajuda humanitária à Ucrânia

Embaixada da Ucrânia no Brasil encaminhou um pedido de itens básicos para atender aos seus nacionais que estão sendo acolhidos em outros países, como kits de primeiros socorros, alimentos e roupas

O deputado Aécio Neves, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), encaminhou, nesta quinta-feira (03/02), ofício ao ministro das Relações Exteriores, Carlos França, defendendo que o governo federal atenda solicitação de ajuda humanitária feita pela embaixada da Ucrânia.

“Além da concessão de vistos temporários para refugiados, é preciso que o Brasil atue também, emergencialmente, como fazem outros países, garantindo ajuda humanitária aos ucranianos que estão deixando sua terra em busca de segurança”, afirmou o deputado.

Aécio Neves recebeu, em nome da CREDN, por meio de carta do Encarregado de Negócios da Embaixada em Brasília, Anatoliy Tkach, uma lista de itens que estão sendo recolhidos para envio às entidades que estão recebendo os refugiados em países vizinhos à Ucrânia. Entre os materiais listados estão kits de primeiros socorros, alimentos e roupas.

Resgate

O deputado também destacou a importância do envio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que deverá sair na próxima segunda-feira (07/02), com destino a Varsóvia, na Polônia. De acordo com o Ministério da Defesa, a Operação de Resgate de Nacionais é coordenada com o Itamaraty e a FAB.

Uma aeronave KC-390 Millennium realizará a evacuação de brasilerios que já deixaram a Ucrânia. Além disso, a FAB levará 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária. O retorno ao Brasil está previsto para quinta-feira (10/02).

Assessoria de Imprensa – CREDN

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+