Aécio Neves: CPI Mista da Petrobras é demanda da sociedade

Após manobra de partidos da base governista, comissão de inquérito deve ser instalada nesta quarta-feira

Foto : George Gianni

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou, na noite desta terça-feira (27/05), que a instalação da CPI Mista para investigar as denúncias de desvios e má gestão na Petrobras é uma demanda da sociedade brasileira. A expectativa é que a instalação ocorra nesta quarta-feira (28).

A criação da comissão de inquérito composta por senadores e deputados vem sendo dificultada por manobras de partidos da base governista, como o PT, que indicou seus parlamentares que participarão das investigações apenas nesta terça.

Aécio Neves reafirmou que a apuração das denúncias é uma demanda da sociedade brasileira.

“A instalação da CPI Mista é uma demanda da sociedade brasileira, que está indignada com tantas e tão sucessivas denúncias de irregularidades, de desvios e de incapacidade do governo responder tudo isso. A CPMI será o instrumento para que possamos, quem sabe, assistir a transparência voltar a ter espaço na vida pública brasileira”, disse.

Aécio Neves alertou que as denúncias de desvios na Petrobras não serão empurradas para debaixo do debate. O ex-governador de Minas lembrou que o objetivo da CPI Mista não é pré-condenar, e sim esclarecer os fatos.

“A CPMI, a princípio, não condena ninguém. Ela apenas permite que os esclarecimentos sejam dados. E quem quer os esclarecimentos não é o PSDB, é a sociedade brasileira. Se a base governista fizer boicote, vai ter que responder por ele. Esse assunto não será jogado para debaixo do tapete”, disse Aécio.

Denúncias e manobra

A oposição ao governo federal busca, desde março, a criação de comissão de inquérito para investigar o prejuízo de mais de US$ 1,2 bilhão sofrido pelo Petrobras na compra da refinaria de Pasadena (EUA). À época do negócio, que causou o maior rombo financeiro da história da empresa, a presidente Dilma Rousseff presidia o conselho de administração da Petrobras e deu seu aval para a compra.

Além do rombo de Pasadena, outros graves fatos revelados pela imprensa também apontam para má gestão da estatal, como os US$ 20 bilhões gastos na construção da refinaria Abreu e Lima, após uma previsão inicial de US$ 2 bi; o pagamento de suborno a diretores da estatal para beneficiar a companhia holandesa SBM; e a colocação em alto-mar de plataformas que ofereciam riscos aos funcionários da Petrobras. Em abril, o jornal O Globo informou a descoberta de um saque de US$ 10 milhões feito pela administração da refinaria Pasadena sem qualquer registro oficial da transação. O saque ocorreu em janeiro de 2010.