Aécio Neves conversa sobre educação e inovação com bolsistas da Fundação Lemann

Encontro reuniu senador e estudantes da organização brasileira parceira da Khan Academy e responsável por importantes projetos educacionais e de gestão no país

Foto : George Gianni

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e bolsistas da Fundação Lemann encontraram-se, nesta quinta-feira (20/10), em Brasília, para falar sobre os principais desafios a serem superados pelo Brasil. O bate-papo reuniu 16 bolsistas da organização sem fins lucrativos que incentiva e investe em importantes projetos de inovação e qualidade da educação no Brasil. Entre eles, a Khan Academy, financiada por grandes investidores e que oferece vídeoaulas e plataformas de exercícios online, com conteúdo aberto e gratuito para estudantes em todo mundo. Mais de 10 mil alunos da rede pública de São Paulo, Paraná e Ceará já são beneficiados pela iniciativa.

O programa de bolsas para estudantes já beneficiou brasileiros em cursos das áreas de políticas públicas, educação, saúde, gestão e economia. A fundação mantém parceria com sete universidades dos Estados Unidos e da Inglaterra. Ao receberam a bolsa, se comprometem a atuar na transformação social do país.

“O Brasil nunca precisou tanto do talento, do valor e da qualidade de vocês. É fundamental que jovens preparados tenham esse comprometimento de se dedicarem ao Estado e ao país. Esse é um dos pontos que pretendemos tratar este ano. O PSDB tem a obrigação de apresentar uma proposta alternativa à sociedade brasileira, zelando pelas nossas principais conquistas, que hoje estão em risco”, disse Aécio Neves.

 

A boa gestão pública

Durante o encontro, Aécio Neves relatou experiências de sua administração como governador de Minas, analisou os desafios do Brasil para os próximos anos e destacou a importância de uma gestão pública comprometida com bons resultados para a população, garantindo eficiência e qualidade aos serviços públicos essenciais.

“Em Minas, acabamos com várias secretarias de Estado, cortamos três mil cargos comissionados e implantamos cláusulas de desempenho para todos os servidores públicos. Essas medidas nos ajudaram a ser hoje o Estado brasileiro com a melhor educação fundamental do Brasil, a melhor saúde pública do Sudeste. Não há medida de maior alcance social que a boa aplicação do dinheiro público”, disse o ex-governador.

 

Inovação em educação

Aécio Neves também citou como exemplo de medidas inovadoras na área de educação o Poupança Jovem, implementado em Minas Gerais a partir da sua gestão. Pelo programa, jovens que cursam o ensino médio em áreas de vulnerabilidade social recebem R$ 1 mil a cada ano de estudo completo. Ao final do ensino médio, eles podem sacar o dinheiro e contam com o apoio do Estado caso queiram investir em um empreendimento próprio.

“No início do meu segundo mandato, conheci um programa no México que importei para Minas. Com determinação e ousadia, implantamos o Poupança Jovem. Para ter acesso à poupança, exigíamos frequência escolar de 90%, a ausência de envolvimento em ocorrências policiais e participação em oficinas oferecidas pelo Estado. Logo conseguimos diminuir em 56% a evasão escolar”, afirmou Aécio Neves.

 

Inspiração

O diretor-executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, mostrou-se satisfeito com o encontro. Para ele, o contato com lideranças do país serve como inspiração para os jovens.

“A fundação apoia um programa de formação de jovens talentos em algumas das melhores universidades do mundo que queiram enfrentar os problemas do Brasil. Sempre fazemos essa rodada de conversas com lideranças que possam ajudar a inspirar esses jovens. Foi muito importante esta visita”, disse.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+