Aécio Neves: candidatura de Pedro Taques representa um Senado independente

“Não podemos permitir que o Senado seja uma extensão do Palácio do Planalto”, diz Aécio

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou, nesta quinta-feira (31/01), que a candidatura do senador Pedro Taques (PDT-MT) atende às expectativas de um Senado Federal independente, focado nos interesses da sociedade. No início da noite de hoje, o senador anunciou oficialmente o apoio de toda bancada do PSDB a Taques na eleição que acontece às 10 horas desta sexta-feira. Aécio Neves disse que a candidatura simboliza também um necessário processo de renovação do Congresso Nacional.

“O PSDB se reuniu e considerou que, nesse momento, a candidatura de Pedro Taques atende à necessidade de renovação do Congresso Nacional. Atende melhor à necessidade de que tenhamos uma Casa independente, pautada não apenas pelas vontades do Executivo, mas pelos interesses da sociedade. Foi uma ampla discussão interna, mas consensualmente o PSDB optou por votar na candidatura do senador Pedro Taques”, disse o senador.

Aécio Neves anunciou que o partido irá entregar ainda na noite desta quinta-feira um conjunto de compromissos ao senador Pedro Taques, para que ele possa incorporá-los às suas propostas de campanha. A principal delas, de acordo com o senador, é que o Legislativo não se comporte mais como um poder subalterno perante o Executivo. A bancada do PT e a maioria da base do governo apoiam a candidatura do senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

“Não podemos permitir que o Senado seja uma extensão do Palácio do Planalto. É preciso que tenha uma pauta própria, que prestigie todos os senadores de forma isonômica, independente de serem da base ou não. Todos estão aqui porque representam igualmente seus estados, mas isso não vem acontecendo até aqui. O senador Pedro Taques tem esses compromissos e o PSDB está encaminhando a ele até hoje à noite um conjunto de sugestões para que ele possa incorporar já no dia de amanhã, no seu pronunciamento, a sua proposta eleitoral. Essa decisão é a que me parece mais adequada para um partido como o PSDB”, afirmou Aécio, em entrevista.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+