Aécio e França conversam sobre Afeganistão e quebra de patentes

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), participou de almoço oferecido pelo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto França, nesta quinta-feira, 19 de agosto. O presidente da CREDN foi acompanhado pelos deputados Marcelo Ramos (PL-AM), Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), Pedro Vilela (PSDB-AL) e Felipe Rigoni (PSB-ES) – Foto acima.

Durante o almoço, o presidente da CREDN conversou com o chanceler França sobre a situação no Afeganistão e transmitiu a ele a preocupação dos membros da CREDN com a deterioração da situação no país, em particular para mulheres e crianças. Reiterou, na ocasião, o pedido para que o Itamaraty avalie, em conjunto com o Ministério da Justiça, a possibilidade de regular a emissão de vistos temporários de acolhida humanitária para cidadãos afegãos. De posse desses vistos, aqueles que queiram deixar o Afeganistão estariam aptos a entrar no Brasil e solicitar o status de refugiado.

O deputado Aécio Neves também buscou sensibilizar o chanceler para a importância do PL 12/2021, do qual foi relator na Câmara, que versa sobre a flexibilização das patentes de vacinas contra a COVID-19. Nessa linha, buscou o apoio do chanceler para que o PL fosse sancionado pela Presidência da República, garantindo que os dispositivos contidos no projeto estavam em linha com o Acordo de TRIPS da OMC.

Por fim, o presidente da CREDN agradeceu o empenho do chanceler e do Ministério das Relações Exteriores para a solução do impasse sobre vistos de estudantes para ingresso na Europa. Afirmou esperar que os entraves para emissão dos vistos de estudantes tenham sido superados de forma definitiva.

Assessoria de Imprensa CREDN

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+