Aécio: Dilma perde oportunidade de se reconectar com a sociedade ao negociar ministérios em troca de votos no Congresso

O senador voltou a criticar a presidente por envolver ministérios importantes como o da Saúde na negociação feita pelo Planalto em troca de votos da base aliada do governo no Congresso

Foto : George Gianni

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, voltou a criticar, nesta segunda-feira (28/09), a presidente Dilma Rousseff por envolver ministérios importantes como o da Saúde na negociação feita pelo Planalto em troca de votos da base aliada do governo no Congresso. Em entrevista coletiva no Rio de Janeiro, onde participou de encontro com lideranças e pré-candidatos tucanos, Aécio afirmou que a presidente perdeu, mais uma vez, a oportunidade de promover mudanças em seu governo, hoje comprometido pelo fisiologismo e pela distribuição de ministérios e cargos federais.

“Lamentavelmente, sem forças mais para comandar uma agenda positiva para o país, a presidente se entrega aos seus aliados do Congresso Nacional. E aquilo que poderia ter sido o último grande gesto à disposição da presidente da República para reconectar-se com a sociedade brasileira, mesmo fazendo aquilo que na campanha eleitoral desdenhou, que é o enxugamento da máquina pública, a diminuição do número de ministérios, corte de cargos de livre nomeação, a presidente se confunde e passa à opinião pública um sentido de que os cargos públicos não servem para melhorar as políticas públicas, e sim para angariar mais 20, 30 votos na Câmara dos Deputados”, criticou o senador.

Aécio Neves lembrou recente declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em entrevista à imprensa, de que a fragilidade da petista faz que ela seja governada e não governe mais o Brasil.

“Como disse o presidente Fernando Henrique, ela é governada hoje, não governa mais. A forma como espaços importantes de poder estão sendo entregues a aliados com o único e exclusivo objetivo de mantê-la no poder por mais algum tempo é a antítese, é o oposto daquilo que se espera de um governo honrado”, disse Aécio Neves.

O presidente do PSDB também afirmou que o desespero da presidente Dilma Rousseff para salvar seu mandato, considerado em pesquisas de opinião como o pior do período pós-redemocratização, demonstra que ela perdeu a capacidade de conduzir os rumos da nação.

“A entrega do Ministério da Saúde – e fico nesse por ser o mais emblemático de todos – em contrapartida de 20 ou 30 votos na Câmara dos Deputados é, a meu ver, a demonstração clara de que a presidente da República não se coloca mais em condições de governar de forma adequada o país. É triste, é lamentável, e repito: o governo da presidente Dilma vive seus estertores”, afirmou.


Programa do PSDB na TV

As críticas dos tucanos ao governo Dilma estarão no programa de TV do PSDB que emissoras levarão ao ar em rede nacional na noite desta segunda-feira (28/09). Segundo o senador, o partido reforçará perante a opinião pública que seguirá combatendo os malfeitos e as ilegalidades da administração petista.

“Convido os senhores para hoje à noite acompanharem o programa do PSDB, que já sinaliza de forma muito clara qual o caminho que iremos trilhar, que combate firme a mentira, a incompetência, mas apontando para caminhos que acreditamos que o Brasil deverá trilhar para encerrar esse ciclo perverso de governo que aí está, e iniciarmos um outro, virtuoso, de crescimento com desenvolvimento social”, finalizou Aécio Neves.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+