Aécio destaca avanços alcançados pela CREDN da Câmara dos Deputados

“Foi com muito orgulho que assumi a Presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Conduzir um colegiado de tamanha importância e simbolismo foi um desafio e foram muitos os que estiveram comigo neste trabalho exitoso ao longo do último ano”, afirmou o deputado federal Aécio Neves na reabertura dos trabalhos da CREDN, nesta quarta-feira (27/04), na Câmara dos Deputados.

No exercício da presidência da Comissão desde março do ano passado, Aécio transferiu o comando dos trabalhos para o deputado Pedro Vilela, do PSDB de Alagoas.

Em seu pronunciamento, ele destacou os principais debates e ações realizados pela comissão no relacionamento com embaixadores e representantes de diversos países durante o enfrentamento da pandemia COVID-19.

“Debatemos, em alto nível, os mais candentes temas da agenda global, sendo a pandemia e os seus reflexos o principal desafio para o conjunto das Nações. Este Colegiado, desde sua instalação, em março de 2021, esteve à frente de importantes ações no âmbito do Parlamento brasileiro, voltadas ao combate da pandemia e na aquisição dos insumos necessários à produção dos imunizantes contra o Covid-19”, afirmou.

Defesa Nacional

Aécio relembrou as audiências realizadas com os ministros das Relações Exteriores, da Defesa, os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e com o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

E destacou o papel fundamental da comissão, no início deste ano, na discussão sobre o posicionamento do governo brasileiro na invasão da Ucrânia pela Rússia.

“Por meio de notas oficiais e audiências, externamos  nossa condenação à guerra da Rússia, Estado agressor, à Ucrânia, Estado agredido. Também interagimos com o governo, por meio do Itamaraty, buscando informações oficiais e concretas, apresentando sugestões e apoiando vivamente o resgate dos brasileiros que estavam na região conflagrada. Também defendemos penhoradamente o apoio humanitário, oferecido aos ucranianos”, pontuou.

Ao concluir sua depedida, Aécio falou sobre os trabalhos da comissão este ano.

“Acredito que os desafios que temos pela frente fazem jus ao tamanho deste país e da sua importância na cena internacional. Tenho a mais absoluta certeza de que meu colega, o deputado Pedro Vilela, que hoje passa a presidir a comissão, tem todas as credenciais para conduzir os trabalhos em um ano especialmente atípico, com eleições ainda em meio à uma crise sanitária. Poderemos ter um ano produtivo e de grandes contribuições para o nosso país”.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+