Em reunião do PSDB Mulher, Aécio incentiva maior participação das mulheres na política

REPÓRTER:

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, participou de uma reunião, nesta quarta-feira, da Executiva Nacional e presidentes dos Secretariados Estaduais do PSDB-Mulher, em Brasília. As mulheres tucanas debateram estratégias para fortalecer a participação feminina nas disputas eleitorais. Na ocasião, Aécio destacou o trabalho feito pelas dirigentes do segmento e a importância de ampliar a participação das mulheres na política. Um total de 7.376 candidatas disputarão as eleições municipais pelo partido.

SONORA DO SENADOR AÉCIO NEVES

“Primeiro lugar minha palavra como presidente do PSDB vai ser sempre de reconhecimento e de um certo orgulho de constatar o trabalho não de hoje e nem de ontem, que vocês vem fazendo ao longo de todos esses anos de qualificação das mulheres, de estímulo a participação das mulheres na política, que de alguma se reproduz agora nas candidatas a vereadoras e prefeitas pelo Brasil afora. Quando eu falo que o movimento de mulheres do PSDB é o mais qualificado dentre todos os movimentos de mulheres de partidos políticos e porque constato isso internamente e ouço de outros partidos.”

REPÓRTER:

A presidente do PSDB Mulher, Solange Jurema, ressaltou que o Brasil precisa de mais representantes mulheres e acredita que as novidades desta campanha de 2016, como a redução do tempo de campanha eleitoral e também a proibição do financiamento eleitoral por empresas para candidatos e partidos, dará uma vantagem para as mulheres. A partir de agora, as campanhas eleitorais devem ser financiadas apenas por doações de pessoas físicas e recursos do fundo partidário.

SONORA DA PRESIDENTE DO PSDB MULHER

“Então eu acho que essa diminuição do recurso talvez seja uma grande oportunidade da gente ter mais mulheres eleitas porque esse corpo a corpo, esse trabalho de formiguinha, esse trabalho com pouco dinheiro sempre foi o cotidiano das mulheres. Então, eu acho que na hora que a gente tiver mais mulheres ocupando os espaços de decisão nós vamos mudar um pouco as prioridades das políticas brasileiras, por isso, nós queremos mais mulheres na política.”

REPÓRTER:

A presidente do segmento tucano lamentou que o Brasil ocupe a 172ª posição no ranking que mede a ocupação dos espaços de poder por mulheres. Solange Jurema salientou que se o resto do mundo trata de maneira desigual homens e mulheres, o Brasil lida com o tema de modo ainda pior. Para ela, essa prática traz consequências graves para a população como agravamento da pobreza, e para as mulheres, torna ainda mais distantes os espaços de poder seja na política, nas empresas públicas ou privadas.

De Brasília, Shirley Loiola.