Aécio Neves pede urgência na votação da reforma política

O senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, pediu nessa terça-feira, no Plenário do Senado, prioridade para a votação da reforma política. Antes do recesso parlamentar, Aécio e o senador Ricardo Ferraço, PSDB do Espírito Santo, se reuniram com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Rodrigo Maia, para entregar a Proposta de Emenda à Constituição número 36, de 2016, que trata da reforma política com o fim das coligações proporcionais e o restabelecimento da cláusula de desempenho para funcionamento dos partidos políticos.

Sonora do senador Aécio Neves

“Não podemos deixar de colocar, de introduzir como prioridade desta Casa, do Senado Federal, a reforma política. E Vossa Excelência tem em mãos uma proposta assinada pelo senador Ricardo Ferraço, por mim, por vários outros senadores, que pode ser, talvez, o grande avanço, a grande virada de página que nós poderemos dar para resgatar minimamente a relação, a sintonia dos partidos políticos com a sociedade que eles devem representar.”

Aécio ainda ressaltou que Renan Calheiros sugeriu a criação de uma comissão mista com um prazo rígido para tratar do tema.

Sonora do senador Aécio Neves

“Ou nós enfrentamos com coragem uma necessária e urgente reforma política no país, ou vamos ter todos os demais problemas agravados, porque sem ela, a discussão de temas extremamente sensíveis ao país, reformas estruturantes no campo previdenciário, trabalhista, dentre outros, será dificultada imensamente.”

Logo após pronunciamento de Aécio, o presidente da Casa garantiu que a reforma política será prioridade.

De Brasília, Shirley Loiola.

Boletim