Aécio Neves defende nova condução da política externa do Brasil pelo fim do viés ideológico

REPÓRTER:

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, defendeu, em pronunciamento no Senado, nesta terça-feira, o trabalho do ministro das Relações Exteriores, José Serra, pelo fim do viés ideológico na condução da política externa brasileira. Nas últimas semanas, o chanceler do Brasil tem sofrido críticas de aliados à Venezuela sobre seu posicionamento contra o país assumir a presidência do Mercosul, devido as ações do presidente Nicolás Maduro contra a democracia.

SONORA SENADOR AÉCIO NEVES

“De todos os gravíssimos equívocos cometidos pelo governo petista que nos levou a essa crise econômica sem precedentes, talvez, a condução da nossa política externa tenha sido a mais desastrada de todas as ações desse Governo. Ao nos submeter a uma orientação bolivariana, o que fez a política externa brasileira nos últimos anos, em síntese, foi nos isolar do mundo. O que busca o ilustre Ministro das Relações Exteriores José Serra é retirar esse viés ideológico da condução da nossa política externa. Isso não vai ser feito sem traumas, sem trombadas, sem obstáculos, mas a direção nova já se impõe.”

REPÓRTER:

Ao rebater ataques feitos ao ministro por senadores do PT, sob a alegação de que o Itamaraty interfere em assuntos internos da Venezuela, o presidente do PSDB lembrou que o Brasil contou, no passado, com a solidariedade de vários países no combate à ditadura.

SONORA SENADOR AÉCIO NEVES

“Me surpreendo ao ouvir aqui o ilustre colega dizer que nós estávamos interferindo em assuntos internos da Venezuela. Não! Não! Quando se fala em democracia, em respeito aos direitos humanos, não há que se respeitar fronteiras, porque elas inexistem. Rechaço, em nome do Partido do Ministro José Serra, de forma absolutamente clara, as acusações indevidas a ele aqui feitas, e reafirmamos não só a nossa confiança, mas o nosso aplauso à forma altiva e independente com que o Ministro José Serra vem conduzindo a política externa brasileira, fazendo jus inclusive à nossa tradição histórica.”

REPÓRTER: De Brasília, Shirley Loiola.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+