Pedido de apoio às vítimas de Mariana (MG)

O senador Aécio Neves se encontrou, nesta quarta-feira (18/11), com o prefeito de Mariana, Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior, que esteve em Brasília em busca de apoio para ações de reconstrução das áreas atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco.

Em pronunciamento, o senador Aécio Neves cumprimentou o prefeito pelas medidas tomadas e pelo apoio às famílias que sofreram perda de familiares e de suas casas nos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu, e pediu o apoio do Congresso às ações emergenciais necessárias ao apoio das vítimas e para reparação dos danos ambientais na região.

“Quero saudar a presença no plenário do prefeito de Mariana, Duarte Gonçalves, que viveu pessoalmente esse drama. Ele, pessoalmente, muito atento desde o início da catástrofe, passando a noite junto às vítimas no distrito de Bento (Rodrigues), com uma posição muito reconhecida pela sociedade marianense e mineira. Ele veio a Brasília cuidar de ações objetivas que possam não apenas inibir, evitar outras tragédias, como essa, não apenas em Mariana ou Minas, mas no Brasil, como também obviamente cobrar providências objetivas para que as vítimas dessa tragédia possam reiniciar suas vidas e que nós possamos cuidar das consequências gravíssimas do ponto de vista ambiental daquela tragédia”, afirmou o ex-governador e senador Aécio Neves.


Confira o pronunciamento do senador Aécio Neves:

“Poucas questões consternaram tanto o Brasil nos últimos tempos como o acidente ocorrido em Mariana, com consequências ambientais inéditas no Brasil, pela sua gravidade, com vidas ceifadas e com consequências em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Apenas para saudar a presença aqui no plenário do prefeito de Mariana, Duarte Gonçalves, que viveu pessoalmente esse drama. Ele, pessoalmente, muito atento desde o início da catástrofe, passando a noite junto às vítimas no distrito de Bento (Rodrigues), com uma posição muito reconhecida pela sociedade marianense e mineira.

Ele veio a Brasília cuidar de ações objetivas que possam não apenas inibir, evitar outras tragédias, como essa, não apenas em Mariana ou Minas, mas no Brasil, como também obviamente cobrar providências objetivas, efetivas, para que as vítimas dessa tragédia possam reiniciar suas vidas e que nós possamos cuidar das consequências gravíssimas do ponto de vista ambiental daquela tragédia.

Seja bem-vindo prefeito! Tenho certeza que o presidente do Congresso, em nome de todos nós, lhe saudará e que Vossa Excelência possa levar também dos parlamentares, deputados e senadores, conforto e solidariedade, não apenas nas palavras, mas na busca de providências efetivas para que o que ocorreu em Mariana não vitime outros brasileiros em outras partes do país.”

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+