Aécio Neves critica má gestão do governo do PT e falta de ousadia em implantar reformas

O senador Aécio Neves afirmou, nesta sexta-feira, em Salvador (BA), que, nos últimos nove anos, o governo do PT perdeu a grande oportunidade de fazer as reformas necessárias para o desenvolvimento do país. Durante visita à capital baiana, onde participou de encontro com lideranças políticas e empresariais, Aécio Neves criticou o inchaço promovido na administração federal com os atuais 39 ministérios.

“O Brasil precisa ousar mais. Nos últimos nove anos de governo do PT, o que nós assistimos foi um governo surfando nas medidas tomadas no governo anterior. Desde a modernização da economia através das privatizações e da Lei de Responsabilidade Fiscal, tendo como pano de fundo a estabilidade econômica. O Governo do PT perdeu oportunidades únicas de ousar, de fazer as grandes reformas que permitiriam o Brasil estar crescendo muito mais. O meu discurso e de outros companheiros é da eficiência, da profissionalização do Estado, contra o aparelhamento absurdo da máquina pública, como jamais se viu antes na história do Brasil”, afirmou o senador.

Durante o encontro com cerca de 250 lideranças políticas – entre deputados, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores da Região Metropolitana de Salvador – empresariais e comunitárias, Aécio Neves defendeu mais profissionalismo na administração pública. Segundo ele, o PSDB percorrerá o país para debater ideias e apresentar uma nova agenda de desenvolvimento para o Brasil com o foco na gestão pública.

O senador destacou que não há ação social de maior alcance do que o bom uso dos recursos públicos.

“Não há nenhuma ação social mais efetiva do que a boa aplicação do dinheiro público. Isso é lógico. Quando você incha demais o Estado, você gasta mais com o Estado do que com as pessoas. A lógica correta é a inversa. Temos que gastar menos com a estrutura do Estado para gastar mais com a população. Temos que ter educação básica de qualidade para acabar com o analfabetismo; a desoneração das empresas de saneamento, porque saneamento é um bem essencial, de primeiríssima necessidade. Temos uma série de observações que fazemos no campo da saúde onde falta recurso e falta gestão. Na segurança pública, o grande desafio é a criminalidade. Então, vamos enfrentar essas questões com a gestão de qualidade. O Brasil precisa de um choque de profissionalização no setor público” afirmou.

Emenda 29

Aécio Neves afirmou que a saúde é uma das áreas mais penalizadas com a ausência de gestão dos recursos federais. O senador considerou uma vitória a aprovação da regulamentação da Emenda 29, ontem, pelo Senado, e criticou a redução dos investimentos que vem sendo adotada pelo governo federal.

“Já que os municípios entram com 15% da sua receita no mínimo para saúde, os estados 12%, não seria justo que a União entrasse com pelo menos 10%. Há dez anos a União participava com 60% de todo financiamento da saúde pública no Brasil. Hoje participa com 42%”, disse.

Brasil dos próximos 20 anos

Ao chegar à Bahia, o senador Aécio Neves disse que o PSDB retomará a construção de uma agenda para o país pautada pelos interesses dos brasileiros, a exemplo do que ocorreu com o Plano Real, que pôs fim à hiperinflação, e com as reformas que possibilitaram a estabilidade e a modernização econômica do país. Todas elas realizadas nos governos de Fernando Henrique Cardoso.

“A Bahia, assim, como Minas Gerais, é um resumo do Brasil. Para um partido que quer construir um projeto alternativo ao que está aí para o país, como é o caso do PSDB e DEM, é fundamental ouvir o povo baiano e suas lideranças. Temos grande responsabilidade em relação ao Brasil de hoje, porque a construção efetiva, seja do ponto de vista econômico, e mesmo de infraestrutura, foi feita no governo do PSDB. Agora, precisamos retomar essa agenda. Se o PT optou por ter apenas uma agenda de poder e não uma agenda de país, o PSDB e os democratas juntos vão assumir a responsabilidade de voltar a pensar o Brasil pelos próximos 20 anos”, afirmou

Aécio Neves foi recebido em Salvador pelos deputados federais ACM Neto (DEM) e Antonio Imbassahy (PSDB), pelos ex-deputados João Almeida e Lomanto Júnior, entre outros. Vários jovens receberam o senador com entusiasmo, entre eles o líder do movimento no Estado, deputado Adolfo Viana, e de Salvador, Tiago Assis.

Dois ex-governadores da Bahia, Cesar Borges e Paulo Souto, receberam Aécio Neves no evento organizado pelo DEM e PSDB. O presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia, também estava presente ao lado do seu antecessor, deputado Rodrigo Maia.  O senador estava acompanhado dos deputados federais mineiros, Rodrigo de Castro, secretário-geral do PSDB; Paulo Abi Ackel, líder da minoria na Câmara; e Eduardo Azeredo, ex-governador do Estado.

No município de Dias D’Ávila, Aécio Neves conversou com lideranças e participou da inauguração do Centro Administrativo da cidade ao lado da prefeita Andreia Cajado.

Natal

Na manhã deste sábado, o senador Aécio Neves participará, em Natal, no Rio Grande do Norte, de reunião com lideranças políticas e empresariais do Estado.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+