Aécio Neves defende bom uso do dinheiro público como instrumento de desenvolvimento social

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou neste sábado, em Natal, no Rio Grande do Norte, que o PSDB apresentará uma nova agenda de desenvolvimento para o Brasil estruturada na boa gestão recursos públicos. O senador participou do encontro Pensar Natal, promovido pelo ITV do Rio Grande do Norte, com o objetivo de debater  soluções para os problemas da capital potiguar. No encontro, o ex-governador mineiro apresentou os resultados do programa Choque de Gestão, conjunto de medidas administrativas e de políticas sociais implantados em seu governo e que promoveu avanços históricos na educação, saúde, segurança e infraestrutura em todas as regiões de Minas.

“O PSDB tem que mostrar com muita clareza o que o diferencia do atual modelo que está em curso no Brasil. O PSDB aposta na gestão pública de qualidade, na meritocracia, numa gestão por resultados e metas. Enquanto o PT prefere o aparelhamento da máquina pública e os resultados que estamos vendo ai, na ineficiência e desvios. Acreditamos nos resultados e mostramos isso nos nossos governos. Eu mostrei isso em Minas Gerais como é possível você administrar com o Estado enxuto, estabelecendo e alcançando essas metas e melhorando a vida da população”, afirmou o senador.

Aécio Neves foi recebido em Natal por cerca de 400 lideranças políticas de vários partidos e líderes comunitários de todo o Rio Grande do Norte, entre eles, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM); o presidente do DEM, senador Agripino Maia; o secretário geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro; e o futuro líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Bruno Araújo (PE).

Combate a corrupção

Em seu discurso, Aécio Neves afirmou que a gestão pública de qualidade é o instrumento mais eficiente para combater o desperdício dos recursos públicos e a corrupção.

“Não há nenhum programa de governo que traga maiores avanços sociais do que a correta gestão dos recursos públicos. A gestão pública de qualidade é a mais poderosa arma que temos para enfrentar dois perigosos inimigos do nosso povo: a corrupção e o desperdício. A gestão pública moderna exige estabelecimento de metas, fiscalização atenta, cumprimento de prazos e premiação pelos bons resultados”, disse o senador.

Aécio Neves criticou a falta de planejamento e de investimentos do governo federal em várias áreas como segurança pública e infraestrutura. Segundo o senador a falta de planejamento ocorre porque o governo está mergulhado em crises envolvendo denúncias de irregularidades e corrupção nos ministérios.

“O governo federal é omisso na questão da segurança. O Fundo Nacional de Segurança e o Fundo Penitenciário vêm sendo contingenciados e não há parceria entre estado e União, o que provoca aumento da criminalidade. Na infraestrutura, o governo aceitou a Parceria Pública Privada nos aeroportos com atraso de dez anos. O governo fala em criar um trem bala com R$ 40 bilhões, longe da nossa realidade e de ser uma prioridade. Com os recursos se resolve o problema de todos os metrôs das capitais ou duplica capacidade da nossa rede ferroviária. São uma série de questões estruturantes que o governo tem sido omisso porque está mergulhado em crises e vive reativamente”, afirmou o senador.

Exemplos de Minas

Aécio Neves destacou que o Choque de Gestão, implantado em 2003, permitiu o enxugamento da máquina administrativa e promoveu a recuperação das finanças de Minas Gerais, garantindo mais investimentos em programas e ações voltados para melhorar a qualidade de vida da população em vários aspectos. O senador citou programas de infraestrutura como o Proacesso, que garantiu a pavimentação de estradas que deram acesso a municípios do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas que têm características sociais semelhantes às do Nordeste.

Na área de educação, Aécio Neves também citou a criação de programas, como o Ensino fundamental de 9 anos, que permitiu a melhoria da avaliação dos alunos; o Poupança Jovem que criou um auxílio financeiro a estudantes do Ensino Médio que concluíssem os estudos sem reprovação; e o Programa de Ensino Profissionalizante, iniciativa do Estado que garante vagas em escolas técnicas particulares.

Aécio Neves ressaltou também a importância das parcerias com a iniciativa privada que possibilitaram a universalização do sistema de telefonia celular. Hoje, em Minas, todos os 853 municípios têm cobertura de telefonia celular. Minas também foi o primeiro estado brasileiro a implantar a Parceira Público-Privada Rodoviária, que garantiu a melhoria de trafegabilidade da MG-050, importante corredor viário de ligação com o estado de São Paulo.

Aécio Neves mostrou ainda resultados na área de segurança pública, como a redução da criminalidade no Estado, a partir da integração dos trabalhos das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros.

Em seu discurso, a governadora Rosalba Ciarlini lembrou que no início de seu governo esteve em Belo Horizonte para conhecer as inovadoras medidas do Choque de Gestão. Segundo ela, o governo do Rio Grande do Norte tem buscado adaptar as medidas do programa mineiro à realidade do Estado.

Salvador

Nessa sexta-feira, o senador Aécio Neves esteve em Salvador, onde participou de encontro com lideranças políticas e empresariais e também da inauguração do Centro Administrativo do município de Dias D’Ávila.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+