PEC da Reforma Política

“Estou muito otimista e acredito que, amanhã, o Senado Federal estará dando um passo muito vigoroso no sentido de reorganizar e racionalizar o espectro político partidário brasileiro com aprovação da PEC 36”, afirmou o senador Aécio Neves (PSDB-MG), ao anunciar a votação em 1º turno, nesta quarta-feira (09/11), pelo Senado, da Proposta de Emenda à Constituição que propõe o fim das coligações de partidos para eleição de deputados e vereadores e cria uma cláusula de desempenho para os partidos políticos no país.

A PEC de autoria de Aécio Neves e do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) buscar reduzir o número de 35 partidos que hoje têm acesso aos recursos públicos do Fundo Partidário e ao tempo de TV e rádio. A PEC precisa de aprovação em dois turnos no Senado e na Câmara dos Deputados.

“Há uma consciência, uma compreensão, há um sentimento hoje, não apenas no meio político, mas dos brasileiros que assistiram ao que ocorreu nas últimas eleições, de que temos de ter a coragem necessária para enfrentar essa questão e aproximar os partidos políticos de segmentos de pensamento na sociedade. Não existem 35 ou muito menos 50 segmentos de pensamento que justificassem um partido político para representá-los”, disse Aécio.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+