Aécio Neves – Trechos discurso no lançamento das pré-candidaturas da oposição, na Bahia

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, participou, nesta segunda-feira (14/04), em Salvador, do lançamento das pré-candidaturas da chapa de oposição na Bahia, ao lado do prefeito ACM Neto.

 

Leia alguns trechos do discurso do senador Aécio Neves: 

Aliança na Bahia

Chego mais uma vez à Bahia de todos os credos, à Bahia de todos os santos, matriz da consciência nacional, para comemorar a mais competente e bem sucedida aliança já feita em todos os estados brasileiros para as eleições de 2014. No momento em que há um divórcio crescente da sociedade para com seus representantes, a Bahia dá um exemplo de inteligência e de desprendimento.

 

ACM Neto 

Mas isso, em primeiro lugar, sob a batuta, a liderança daquele que não é apenas o prefeito de capital mais bem avaliado do Brasil. ACM Neto é, na minha avaliação, o mais completo e preparado homem público da sua geração. Que hoje serve a Salvador e à Bahia, mas não tenham dúvidas de que, em algum tempo, estará servindo ao grande destino que queremos para o Brasil.

ACM Neto tem demonstrado à frente da prefeitura de Salvador que ética e eficiência devem caminhar quase que como irmãs siamesas, ao orientar as nossas decisões e ao nos permitir construir um futuro melhor para aqueles que em nós confiaram.

 

Geddel Vieira Lima

Peço licença para, inicialmente, fazer uma referência a alguém com que convivi, cujo espírito público aprendi a respeitar, mas cuja coragem é reconhecida não apelas por amigos e aliados, mas em especial por seus adversários. Não sei, Geddel, o resultado das urnas. Tenho uma leve desconfiança de que vamos ter o que comemorar. Mas o seu gesto de desprendimento e de amor à Bahia já escreveu uma das mais belas páginas da história política desse extraordinário Estado.

 

Governo sério e honrado 

Não se trata de uma aliança política apenas, onde partidos dividem espaço, onde interesses individuais legítimos são atendidos. Não. O que vocês constroem na Bahia, e por isso a importância, e é bom que vocês saibam que o aqui ocorre ecoa já por todo o Brasil, é o exemplo do que precisamos ver acontecer em cada uma das outras regiões. Vocês selam um pacto, uma aliança, a favor de um governo sério e honrado na Bahia. Mas vocês estão aqui, da história dessas terras, dizendo para todos os brasileiros: já deu desse desgoverno do PT, ninguém agüenta mais tanto descompromisso com a ética, com a seriedade e com o dinheiro público.

 

Paulo Souto

Se hoje, Paulo Souto, tenho a oportunidade de estar ao seu lado, quero dizer que essa honra será de cada um dos seus companheiros. Porque estarão dizendo por cada um dos cantos da Bahia: temos um candidato honrado, trabalhador e sério, e que haverá de, no governo da Bahia, ter, esse sim, a solidariedade que vem faltando nos tempos atuais. Paulo, sua história é reconhecida e aplaudida em todo o Brasil. E a Bahia terá na sua liderança política o condutor necessário que lhe tem faltado ao longo dos últimos anos.

 

Joaci Góes 

Hoje, o sentimento maior que nos une, sobre a liderança de ACM Neto, ao lado dessa extraordinária figura que conheci na Assembleia Constituinte e lá construiu um dos mais importantes capítulos da nossa carga constitucional, Joaci Góes, que tratou como a sua maior prioridade o direito dos consumidores brasileiros e todos eles, de todas as partes do Brasil, são devedores da sua liderança e da sua ação, há um sentimento crescente de confiança que está em nossas mãos e que nós temos a capacidade de construir um novo tempo na Bahia e no Brasil.

 

Planejamento e solidariedade

Não é justo para com os brasileiros o que estamos assistindo acontecer com o Estado nacional. Hoje, o Brasil se apresenta como o país que cresce a níveis medíocres na América do Sul, apenas mais que a Venezuela, com a inflação alta e com a perda crescente da sua credibilidade. Na infraestrutura não avançamos em praticamente nada, porque houve a demonização durante 10 anos das parcerias do setor privado. No campo social, grande vitrine dos nossos adversários, estagnamos. Na educação, estamos no final da fila em todas as avaliações internacionais. A saúde é uma tragédia. Na segurança, a omissão do governo federal é criminosa, 87% daquilo que se investe vêm de estados e municípios. O Brasil precisa de uma política nacional de segurança e essa será, entre tantas, talvez a principal bandeira que vamos empunhar pelo Brasil afora. Mais recursos, mais planejamento, mas, sobretudo, mais solidariedade para com aqueles que conduzem a ações de segurança.

 

Petrobras

Temos uma estrada longa a percorrer. Mas acredito que a percorreremos juntos, altivos, corajosos e determinados com a construção desse novo tempo. Não vamos aceitar desde já, com a nossa omissão, que haja hoje o desmanche do Estado nacional. Eu me lembro que nas últimas eleições acusavam a nós, do PSDB, Democratas, de queremos privatizar as empresas públicas. Diziam que iríamos privatizar a Petrobras. O que quero é reestatizar a Petrobras, tirá-la das garras de um partido político que a ocupou para fazer negócios e entregá-la novamente aos interesses maiores da população brasileira. Estaremos atentos no Congresso Nacional para impedir esse desencontro das promessas com a realidade.

 

Brasil real

Existe o Brasil da propaganda e o Brasil da realidade. Com a liderança de cada um dos que aqui estão, sempre com auxílio, sempre com a experiência, mas sobre tudo com o estímulo de ACM Neto, deixo a Bahia hoje mais forte, mais convencido de que, como disse, está nas nossas mãos a oportunidade de reconciliarmos o Brasil com a decência e com a eficiência. Quando vejo aqui tantos e tantos companheiros, de tantas e tantas jornadas, chego à conclusão, Neto, que você conseguiu fazer a aliança do bem, a aliança dos homens públicos de bem e honrados que querem uma Bahia mais prospera, mais desenvolvida e com maiores avanços sociais.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+