Aécio Neves – Pronunciamento durante a Convenção Nacional do PSDB

Companheiros e companheiras tucanos e tucanas de todo o Brasil.

Hoje é, sem duvida alguma, um dia de festa para todos nós. Gostaria muito, rapidamente, de saudar todas e todos companheiros tucanos na figura daquele que é para mim, tenho certeza, para grande parte dos brasileiros, o mais moderno, o mais instigante pensador da nossa contemporaneidade, o presidente Fernando Henrique Cardoso, para sempre presidente de honra e orientador e exemplo para todos nós tucanos. Estamos aqui recebendo a presença de companheiros e companheiros de outras siglas partidárias. Falou o ilustre senador Agripino. Mas me permitam cumprimentar todos e todas as companheiras de outras legendas que mais uma vez aqui se somam a nós. Na figura de um ausente, um ausente circunstancial, mas que pelos exemplos que deu, durante toda a sua vida, nos faz acreditar que política e dignidade são irmãs siamesas e podem caminhar juntos. Cumprimento a todos os companheiros dos partidos aliados, na grande figura do grande presidente Itamar Franco e senador da República e parceiro nosso de todas as horas.

Jovens do PSDB, mulheres do PSDB, apostaram e como apostaram na nossa divisão, instigaram rupturas, disseram que o PSDB colocaria projetos pessoais individuais à frente da nossa responsabilidade para com o Brasil. Hoje, e amanhã principalmente, os brasileiros dos quatro quadrantes dessa maravilhosa nação vão acordar sabendo que mais do que nunca o PSDB está unido e pronto para enfrentar os desafios que temos pela frente, para reintroduzirmos também no governo federal a ousadia de Fernando Henrique, a seriedade do PSDB e os resultados que apresentamos.

Tucanos e tucanas, todos os estado brasileiros estão aqui hoje representados e podemos começar dizendo que orgulho nós temos do nosso passado, que orgulho temos dos nossos companheiros e, que privilegiado é um partido que tem, em seus quadros, homens públicos da estatura moral e da dignidade de José Serra, nosso último candidato à Presidência da República e líder permanente desse nosso partido. Estão aqui governadores de várias partes do país, e me permitam a todos eles, homenageá-los na figura desse grande exemplo de homem público, talentoso, sério e honrado, que mostra como, diferentemente de outros partidos, o PSDB se renova. Antonio Augusto Anastasia, governador das Minas Gerais. Você é orgulho para todos nós e exemplo do que o PSDB construirá no futuro.

Aqui, companheiro presidente Sérgio Guerra, você que teve a capacidade de, com serenidade e trabalho, construir a unidade do partido, seja também homenageado, mas me permita também homenagear um outro grande quadro político que mais uma vez se incorpora ao nosso esforço de modernizar o nosso discurso e nos apresentarmos de peito aberto à sociedade brasileira. Bem vindo governador Tasso Jereissati, mais uma vez à nossa luta.

Hoje, estamos aqui não apenas nos detentores de mandatos públicos. Estamos aqui não apenas os militantes do partido. Estamos aqui a essência, a alma daqueles que acreditam que é possível, sim, reintroduzir em governos estaduais, em prefeituras municipais e, por fim, no governo federal. O talento e os bons resultados que alcançamos no passado. Ninguém inovou tanto nesse país como inovou o PSDB. Ninguém fez mudanças mais profundas nesse país como fez o PSDB. E se somos hoje um país melhor, e realmente somos, se somos um país moderno, se novamente voltamos a ser respeitados internacionalmente, se estamos diminuindo nossas diferenças regionais, tudo isso é consequência do que foi plantado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso com a estabilidade econômica, com a modernização da nossa economia e com a ousadia para fazer aquilo que os que estão hoje no poder não têm coragem de fazer. Vamos, tucanos e tucanas de todo Brasil, andar pelas ruas desse país e de cabeça erguida, dizendo, somos sérios, somos éticos, e quando assumimos governos, sabemos fazer o que precisa ser feito.

O PSDB é uma obra coletiva. Que bom podemos dizer aqui hoje, na presença de vocês e para no Brasil inteiro, esse é o partido sem dono. O dono do PSDB é o povo brasileiro que acredita nas nossas propostas e que vai caminhar ao nosso lado nos desafios que estão por vir. Os quadros estão ai, mas mais do que os quadros talentosos e respeitados do PSDB, temos ideias, temos projetos.

Estamos executando em várias partes do Brasil um modelo de gestão que o Brasil inteiro respeita. Portanto, encerro essas minhas palavras cumprimentando cada um daqueles que construíram mais uma vez a nossa unidade, mas dizendo a você que hoje, longe do fim, é apenas um início de uma nova caminhada, com os olhos postos no futuro, com a certeza e o orgulho de que temos os melhores quadros e as melhores propostas. E vamos cada um de nós, governadores, deputados, senadores, vereadores, prefeitos do PSDB nos encontrar pelas ruas desse país afora pregando a seriedade e pregando o trabalho. E a minha palavra final só poderia ser uma, companheiros e companheiras, vamos juntos, rumo ao futuro e o futuro do Brasil é a vitória do PSDB. Vamos juntos e um grande abraço.

Aécio Neves – Brasília – 28/05/2011

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+