Assunto: Itamar Franco, Político e Senado
Primeiro agradecendo a presença entre nós de figuras não apenas ilustres da cena política brasileira, mas amigas do presidente Itamar Franco e amigas de Minas Gerais. O presidente Fernando Henrique, o governador Geraldo Alckmin, o governador Serra, o governador Marconi Perillo que aqui estão, inúmeros senadores que vêm prestar sua homenagem a um homem de estado. Itamar Franco foi isso a vida inteira. Um homem de uma absoluta retidão moral e de princípios.
Poucos homens construíram uma trajetória tão reta e tão fiel e leal aos valores de Minas e aos princípios que devem nortear a vida pública. Eu, pessoalmente, além da perda do homem público, choro e lamento a perda do amigo querido e fico muito feliz, pelo menos neste instante, uma felicidade de ter visto os mineiros no ano passado deram a ele, em vida, ou fizeram a Itamar, em vida, uma extraordinária homenagem dando-lhe uma belíssima vitória ao Senado.
E nos poucos meses que ele esteve no Senado, foi uma figura única, respeitado por aliados e por adversários e que deu um tom, que deverá prevalecer daqui por diante, e uma posição sempre leal ao Brasil, mas firme e clara na defesa dos interesses dos brasileiros. Portanto, é um dia de enorme tristeza. Minas se despede de um dos maiores homens públicos de sua história contemporânea e eu me orgulho muito de tê-lo não apenas como um dos meus líderes políticos, mas como dos meus amigos mais queridos.