Aécio Neves – Entrevista sobre o encontro realizado em Araçatuba

O senador Aécio Neves, em entrevista, nesta sexta-feira (07/02), comentou sobre o encontro que participou em Araçatuba (SP). Aécio Neves declarou que está retomando os encontros regionais pelo Brasil, para a construção do programa de governo do PSDB.

Leia transcrição da entrevista do senador:

Sobre o encontro em Araçatuba.

Estamos retomando nosso ciclo de viagens pelo Brasil e exatamente por São Paulo. Estamos caminhando para completar a visita a todas as regiões do estado, obviamente, vamos voltar ainda durante o ano, na construção da nossa proposta. Na construção daquele que será o novo modelo de país que vamos apresentar. Já no final do ano mostramos um conjunto de ideias que norteará a construção do nosso programa de governo e é muito importante que nossos companheiros possam nos ouvir e que possamos ouvi-los também. Essa é uma região que sofre, de um lado, pela desindustrialização do Brasil, a queda do crescimento da indústria aqui tem efeitos claros, e, em especial no campo, a fragilização de toda a cadeia do etanol em todas suas etapas tem gerado problemas gravas também nessa região. Isso ocorreu porque o governo não percebeu que tinha em mãos um instrumento extremamente valioso, extremamente importante não apenas de geração de combustível, de energia alternativa, mas também de geração de empregos. Reconstruir o programa do etanol, que também significa divisas com o Brasil, será uma prioridade do PSDB.

É uma estratégia para o fortalecimento no interior de São Paulo?

O PSDB, está construindo um projeto alternativo a esse que está aí, conduzido pelo PT. Que passa pela eficiência do Estado, passa por compromissos com a ética, passa pela modernização das nossas relações do o mundo, pele controle da inflação, por uma política fiscal transparente. O que queremos é um governo que cuide da saúde de forma adequada e mais solidária com estados e municípios, invista mais em segurança pública. Tudo aquilo que o governo federal não vem fazendo. E a construção desse nosso discurso, dessas nossas propostas, tem que ser feita com visitas como essa. Aqui mesmo em Araçatuba e em toda a região assistimos o que acontece, as consequências, por exemplo, do descaso do governo federal com o etanol. Com uma fronteira extraordinária que o Brasil construiu e que infelizmente no governo do PT foi destruída. Vamos apresentar no momento dos grandes debates uma nova proposta, um novo modelo de gestão que está sendo construído em encontros do partido como esse.

Sobre pesquisas eleitorais.

Nesse instante, calcular intenção de voto entre pessoas com nível de conhecimento tão distante, a presidente da República tem 100% de conhecimento, os outros nomes não têm nem metade disso. O dado relevante hoje de todas as pesquisas, e é um dado que você encontrará em todas, é que cerca de dois terços ou mais da população quer mudanças profundas no Brasil. Esse é o sentimento que encontro em todas as partes do Brasil por onde tenho passado. Isso significa que esse ciclo de governo do PT está caminhando para o seu final. E o PSDB tem a responsabilidade de apresentar ao Brasil as mudanças de verdades, as mudanças profundas que o país precisa viver para voltarmos a crescer. O Brasil não pode se contentar em crescer na América do Sul, por exemplo, apenas mais do que a Venezuela, como aconteceu no ano passado, e com a inflação sempre próxima do teto da meta.  Portanto, acho que o PSDB terá oportunidade de voltar a governar o Brasil para o bem dos brasileiros.

O lançamento da campanha deve ser feito em São Paulo, a partir de março?

São Paulo será sempre estratégico. Todo o Brasil é muito importante, mas pela força de São Paulo, pelo fato de São Paulo não ter hoje uma candidatura à Presidência da República colocada e pela força do PSDB aqui, do governador Geraldo Alckmin, daremos uma atenção muito especial a São Paulo, agora, na campanha e, principalmente, depois que vencermos as eleições.

Sobre as perspectivas do PSDB no Nordeste.

Nas últimas eleições municipais o quadro no Nordeste se alterou profundamente. O PSDB venceu a maioria das capitais e o PT praticamente em nenhuma. Venceu em Salvador, vencemos em Aracaju, no Estado de Sergipe, vencemos em Maceió, no Estado de Alagoas, vencemos em Teresina, no Piauí, além de várias capitais do Norte também, como Belém e Manaus. É uma demonstração clara de que começa haver uma compreensão da população do Nordeste de que toda a propaganda oficial não tem sido suficiente para melhorar de verdade a vida daqueles que lá vivem. Quero inclusive ter a oportunidade de mostrar a minha experiência como governador de Minas, que além de ter hoje a melhor educação do Brasil, redimiu o nosso Nordeste – temos uma região muito semelhante ao Nordeste, no Vale do Jequitinhonha e do Mucuri – que ao final do nosso governo teve três vezes mais investimentos per capita do que as regiões mais ricas. É uma demonstração onde que com eficiência e com parceria é possível também melhorar a vida do nordestino.