Aécio Neves – Entrevista sobre as Eleições

Trechos da entrevista

No último debate ficou clara uma boa relação entre o PMDB e o PSDB. Como estão as conversas entre os dois partidos para o segundo turno?

Em primeiro lugar, quero dizer, como presidente nacional do PSDB, que estamos extremamente orgulhosos da campanha que fizemos em Belo Horizonte. João Leite foi um candidato à altura das expectativas de uma cidade complexa como a nossa capital. João Leite apresentou propostas, apresentou projetos para Belo Horizonte. E é isso que a população, acredito, esperava que ocorresse. Então, nossa primeira palavra é sempre de agradecimento pela forma como Belo Horizonte recebeu a candidatura do PSDB. Estamos confiantes num bom resultado e, obviamente, a partir do resultado as conversas com outras forças políticas, mas principalmente da sociedade deverão ocorrer.

Esperamos que o João possa crescer ainda mais, em havendo segundo turno, com apoios, repito, não apenas de partidos políticos, mas apoios de setores organizado da sociedade, que acompanharam as discussões no primeiro turno e, tenho certeza, agora compreendem e conhecem um pouco melhor a história e os projetos, principalmente, apresentados pelo deputado João Leite. Portanto, chegamos ao final dessa campanha fortalecidos.

E, no plano nacional, o PSDB será o grande vitorioso dessas eleições. Nós lideramos já em pelo menos cinco capitais, vamos para o segundo turno em pelo menos outras quatro, podendo inclusive ir a uma quinta. Mesmo em uma eleição tão pulverizada do ponto de vista de partidos políticos, cerca de 15 partidos políticos diferentes disputam com chances prefeituras de capitais, apenas para ficar nas capitais, e mesmo assim o PSDB terá um número muito expressivo de vitórias. Será, repito, o grande vitorioso dessas eleições. O que é, na verdade, resultado da coerência do partido na defesa das suas ideias, no combate ao desgoverno do PT nos últimos anos. Portanto, eu estou muito feliz, em especial pelo resultado que teremos na minha cidade, na nossa cidade Belo Horizonte, mas também pelo belíssimo resultado que o PSDB vai ter em todo o país.

Há possibilidade de parceria entre o PMDB e o PSDB para o segundo turno em Belo Horizonte?

Temos que aguardar o resultado. Mas, obviamente, apoios são bem-vindos. Sobretudo aqueles que vierem em torno de um projeto, de um programa apresentado pelo candidato João Leite. Repito, mas buscaremos, além dos partidos políticos, apoios de setores representativos da vida mineira, da sociedade belo-horizontina, que ajudarão o João na sua gestão, em sendo ele o vitorioso. A partir do resultado, vamos nos reunir hoje na sede do PSDB a partir das 19 horas, e a partir dali, estabelecer as primeiras estratégias de conversas para o segundo turno.

Sobre o desempenho do PT nas eleições, que projeção o sr. faz?

O PT, em várias regiões do país, está sendo, na verdade, dizimado. Inclusive em regiões onde historicamente eles tiveram desempenho positivo no passado. É, na verdade, a resposta que a sociedade brasileira dá ao grupo político que se organizou para ocupar o Estado Nacional em busca de um projeto de poder. Deixando, como saldo disso, 12 milhões de desempregados, 60 milhões de endividados, cerca de 10 milhões de famílias retornando às classes D e E, e um um país totalmente desorganizado na sua administração, com baixa qualidade na educação, na saúde. Enfim, esse é o legado perverso dos anos de governo do PT. E a população está indo às ruas hoje do Brasil inteiro para dizer: Chega de PT.

Com essas eleições o PSDB sai mais fortalecido paras as eleições presidenciais?

Acredito que sim. Estamos acompanhando as eleições em praticamente todos os estados. O PSDB nunca abdicou do seu projeto de, pela via eleitoral, pelos cidadãos brasileiros, poder exercer na Presidência da República um projeto que já foi discutido por nós em outras eleições, inclusive em 2014. E se um partido sai fortalecido dessas eleições, esse partido é o PSDB.