Aécio Neves – Entrevista sobre a retomada do julgamento do mensalão

Em entrevista, hoje (17/09), em Brasília, o senador Aécio Neves declarou que a retomada do julgamento do mensalão, pelo Supremo Tribunal Federal, pode reacender na sociedade o sentimento da impunidade.

 

A decisão do Supremo é acatar os embargos infringentes. Por mais que todos nós, acho que a grande maioria dos brasileiros, queiramos ver essa página virada na história da impunidade no Brasil, ela tem que ser respeitada. É uma decisão da mais alta corte da justiça brasileira. E ela não muda a essência daquilo que foi julgado. Mais de 20 cidadãos e cidadãs foram condenados por utilizar indevidamente recursos públicos. Vamos ter mais uma etapa do julgamento, agora com o acatamento pelo Supremo dessa proposta, dessa solicitação dos advogados.

O que esperamos é que isso tenha fim. Esperamos que possamos rapidamente dizer que o Poder Judiciário julgou e absolveu aqueles que julgou que deveria absolver e condenou aqueles sobre os quais as provas eram cabais e definitivas. A única coisa que me preocupa é que esse prolongamento da decisão reacenda na sociedade o sentimento da impunidade. O Brasil não pode continuar tendo duas justiças. Aquela para os pobres, os desassistidos, e outra mais branda e mais flexível para os poderosos. Não faço juízo de valor em relação aos réus. O que acredito, como brasileiro, é que esse processo precisa ter um fim, e esse fim precisa ser rápido.

 

Ouça a entrevista: 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+