Aécio Neves – Entrevista sobre a eleição no Senado

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, concedeu entrevista coletiva, neste sábado (31/01), após reunião com a nova bancada do partido no Senado. Aécio falou sobre a eleição no Senado e confirmou apoio ao senador Luiz Henrique (PMDB-SC) na disputa pela presidência da Casa.

Leia a transcrição da entrevista do senador:

Sobre a candidatura do senador Luiz Henrique à Presidência do Senado.

É a candidatura da instituição. É a candidatura das mudanças que o Senado Federal e o Parlamento como um todo precisa viver. A vitória de Luiz Henrique significa a oxigenação do processo legislativo, a sua democratização, o respeito ao regimento, às regras da convivência democrática. O respeito às minorias. e por isso, o PSDB pela unanimidade dos seus senadores acaba de formalizar o apoio à candidatura do senador Luiz Henrique.

Esse apoio é integral ou poderia haver alguma dissidência?

Nós não acreditamos nisso. Conversamos com muita franqueza. O que está em jogo não é sequer a candidatura de um determinado senador contra outro, é uma opção pela mudança. O PSDB sempre pregou a mudança. O PSDB pregou sempre a democratização dos espaços da Casa, uma interlocução direta do Senado Federal com os anseios da sociedade brasileira, que, em parte, o PSDB hoje, representa. Portanto, a candidatura do senador Luiz Henrique vai ao encontro dessa expectativa do PSDB, dessa expectativa de boa parte da sociedade brasileira. E acabamos de fazer uma reunião muito franca onde individualmente cada um dos senadores do PSDB se manifestou favoravelmente à candidatura de Luiz Henrique. Ele contará com a unanimidade dos votos do nosso partido.

Sobre reunião com Renan Calheiros.

O senador Renan, com quem tenho uma boa convivência, me procurou, disse que queria me fazer uma visita e, obviamente, eu receberei o senador Renan Calheiros com a cordialidade de sempre. Essa é uma marca do nosso convívio parlamentar. Mas ele sabe da posição do PSDB que eu agora, como presidente nacional do partido, expresso de forma enfática. O PSDB votará com o senador Luiz Henrique.

Independente do resultado pode-se falar que o Senado vai ficar dividido?

Espero que não. Espero que o senador Luiz Henrique, com a capacidade, com a liderança que tem, com a respeitabilidade que tem de todos os seus pares, saberá unir o Senado em busca da sua reconciliação com a sociedade brasileira. Acho que esse será o grande desafio. A sociedade olhar para o parlamento, olhar para o Senado Federal e se sentir aqui representada. E vamos ajudá-lo nesse esforço de unificação do Senado.