Aécio Neves – Entrevista sobre a CPMI da Petrobras

O presidente nacional do PSDB e pré-candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves, concedeu entrevista, nesta quarta-feira (28/05), sobre a abertura da CPMI da Petrobras. Aécio Neves comentou sobre os requerimentos de convocação e CPI do Senado.

Leia a transcrição da entrevista do senador:

Sobre a abertura da CPMI da Petrobras.

O Congresso tem uma oportunidade única de se sintonizar com a sociedade brasileira, investigando essas gravíssimas denúncias que trazem indignação a todos os brasileiros. Apresentei, portanto, uma proposta de convocação e de quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico do senhor Paulo Roberto, ex-diretor da empresa, até poucos dias hóspede do sistema prisional do Paraná. Do senhor Cerveró, responsável pelo relatório que levou a então presidente da República a aprovar a compra de Pasadena com enormes prejuízos ao país e à Petrobras, em especial; também do senhor Alberto Youssef, o tentáculo, a chamada lavanderia desses recursos para que possamos rapidamente ir ao cerne, ir ao fundo, ir à questão central que hoje como já disse avilta e traz indignação à sociedade brasileira.

Não vejo como a base do governo, mesmo tendo lutado até aqui pela não instalação da CPMI, possa estar contra esses requerimentos. E a minha proposta é que funcionemos diariamente cinco dias por semana daqui até a conclusão desta CPMI. Esta CPMI não é uma demanda das oposições. É uma demanda da sociedade brasileira que as oposições encamparam. Queremos saber quem foram aqueles que se apossaram da maior empresa brasileira para fazer negócios, levando prejuízos à empresa, aos seus servidores, mas também a toda a sociedade brasileira.

Esta CPI vai ter um destino diferente da outra, senador?

Acredito que sim porque há uma cobrança da sociedade brasileira. Vocês acompanharam. O que o governo pôde fazer para impedir a sua instalação, fez. Precisamos ir ao Supremo Tribunal Federal para garantir este dia de hoje. Hoje é um marco. È um dia histórico para o Congresso Nacional. A base do governo estava subtraindo do Congresso Nacional a sua principal prerrogativa que é de acompanhar e fiscalizar as ações do governo. Nós resgatamos hoje essas prerrogativas.

Eu tenho confiança em que o presidente da Comissão, senador Vital do Rego, e o relator indicado, ex-presidente da Câmara, deputado Marco Maia, que são homens públicos que têm uma história de vida, e, portanto, trabalharão para zelar por essa história, estarão à altura desse desafio. A CPMI não tem o poder de pré-condenar quem quer que seja. Ela apenas investiga. Quem for inocente, não tem o que temer. Agora, aqueles que desviaram recursos da empresa para as campanhas eleitorais, para enriquecimento próprio, esses terão que pagar. O Brasil não aguenta mais tantas denúncias e tanto mau uso do dinheiro público. Felizmente para os brasileiros, a movimentação, a mobilização do governo e do PT não surtiu efeito. Vamos investigar e vamos investigar pra valer.

O governo tem como barrar esses requerimentos?

Eu acho que podem até barrar, talvez tenham maioria para isso. Mas não terão como andar nas ruas. Não terão como se posicionar nessas próximas eleições. Quem quer as investigações é a sociedade brasileira. Não foi a oposição que acordou, um belo dia, e disse: “vamos agora investigar o governo para fragilizar a presidente”. Não. É a Polícia Federal que disse no seu relatório que existem indícios de uma organização criminosa trabalhando no seio da Petrobras. Inclusive com evasão de divisas. Foi a Polícia Federal que levou que essas denúncias fossem objeto da CPMI. Nós estamos sendo um instrumento dessa CPMI. Eu não vejo como o governo possa, a partir de agora, criar objeções maiores ou impedir essas investigações. A oposição vai estar aqui firme e atenta, todos os instantes, para que a sociedade brasileira merece saber o que foi feito com a sua maior empresa, e aqueles responsáveis pelos desvios apontados pela Polícia Federal têm que ser exemplarmente responsabilizados e punidos.

O senhor defende a extinção da CPI do Senado?

Ela já está extinta. A CPI do Senado não existe. A CPMI que funciona é essa aqui. Ali é uma CPI fantasma.