Aécio Neves – Entrevista – Projeto de Lei sobre fim do sigilo de documentos oficiais e Frente da Adoção

Entrevista do senador Aécio Neves

Brasília – DF

Assuntos: Projeto de Lei sobre fim do sigilo de documentos oficiais e Frente da Adoção

SEM REVISÃO

O governo vai retirar a urgência do projeto sobre documentos sigilosos. O senhor não acha que isso não é uma pressão do ex-presidente Fernando Collor e do presidente José Sarney?

Vamos aguardar que isso ocorre efetivamente. Mas, não deixa de ser um retrocesso em relação à posição do próprio governo em várias ocasiões. Prefiro aguardar que efetivamente o líder retire o projeto.

Mas, se retirarem, volta para as mãos do senador Fernando Collor, na Comissão, que deu várias declarações, deixou claro que não vai votar esse projeto. Foram adiadas várias vezes a votação.

Então, vamos aguardar que isso ocorra. Mas, essa não é a casa da vontade de um homem, qualquer que seja ele, por mais que mereça o nosso respeito. É um tema muito complexo, polêmico, na Casa. Eu, como não tenho nenhuma informação oficial da retirada, me reservo o direito de falar a partir de amanhã, se efetivamente isso ocorrer. Hoje, o que estamos fazendo é dando um passo muito importante na direção de uma demanda da sociedade brasileira, que é a desburocratização do processo de adoção, o estímulo a que as pessoas possam ter uma adoção afetiva, que não seja efetivamente levar o filho para casa, mas, possa ser um acompanhamento familiar afetivo. Ouvimos aqui depoimentos fantásticos. Há uma série de iniciativas que o Congresso Nacional pode tomar no campo da adoção e acho que vamos apresentar um resultado muito satisfatório, em pouco tempo.

Vou retomar o assunto, senador, se o governo confirmar a retirada da urgência, não é uma contradição do governo, que apóia a Comissão da Verdade?

É um retrocesso. Como estou dizendo, é um retrocesso, uma contradição em relação ao que o governo vem dizendo até aqui. Como não tenho ainda a confirmação da retirada, mas não me negarei a comentar a partir do momento que ela seja retirada.