Aécio Neves – Entrevista coletiva sobre as eleições regionais

Em entrevista coletiva, hoje (16/09), em Belo Horizonte, o senador Aécio Neves falou sobre as eleições regionais e a reunião com lideranças de 10 partidos aliados, realizada na sede do PSDB.

 

O PSDB vai ter candidatura própria em Minas Gerais?

O grupo que o PSDB representa, que o governador Anastasia comanda em Minas Gerais como governador, certamente terá um candidato. É a nossa responsabilidade dar continuidade a este modelo de governança, que mudou Minas Gerais e que o Brasil respeita e, em muitos lugares, copia. Conseguimos aqui em Minas Gerais, ao longo dos últimos dez anos, compatibilizar ética, transparência absoluta nas ações públicas, com eficiência. É isso o que o Brasil busca. Ética e eficiência não são incompatíveis. Infelizmente, no plano nacional, não há a simbiose que existe em Minas Gerais em relação a essas duas questões.

Temos sim um projeto para dar continuidade ao governo Anastasia. E vamos fazer isso com absoluta naturalidade. Vejo até dos nossos adversários uma preocupação maior do que nos aliados. Quem tem os quadros que temos, quem tem o conjunto de partidos políticos que temos aqui em Minas Gerais, expressado nesta reunião de hoje, pode dar uma largada muito sólida, no momento em que as coisas estiverem maduras. Não tenho, e nenhuma das lideranças aqui presentes, e tampouco o governador, pressa. Queremos que a decisão e o encaminhamento sejam naturais. E temos várias opções, extremamente competitivas, e estou muito confiante de que vamos mais uma vez vencer as eleições em Minas Gerais.

Quais são esses nomes?

Tem vários nomes aí colocados. Eu não vou citar um porque certamente estaria excluindo outros. Os nomes que a imprensa tem citado, outros que poderão ainda surgir ao longo dessas discussões. Acredito sempre, na política, nas decisões naturais. Quando ela é tomada com naturalidade, como foi, por exemplo, a indicação do meu então vice-governador Antonio Anastasia, a vitória vem. Estou muito seguro de que vamos ter mais uma etapa de um governo sério e eficiente em Minas Gerais, e esperamos que aqui possamos ter também um grande resultado na eleição nacional.

Sobre palanques estaduais próprios do PSDB no país

Não tenho o número ainda, mas posso afirmar que teremos palanques em praticamente todos os estados brasileiros. Inclusive mais que a própria base governista. O que tenho percebido, com muita clareza, é que há uma construção regional hoje que favorece, em muitos lugares, candidatura de oposição ao PT e outras candidaturas apoiadas pelos atuais governadores do PSDB. Então, vejo com muita naturalidade a constituição desses palanques. Em praticamente todos os estados vamos ter palanques não apenas do PSDB, mas de partidos aliados, sólidos para dar sustentação ao novo projeto diferente deste que está aí no Brasil.

Sobre reunião do PSDB-MG e partidos aliados.

É uma conversa de companheiros, uma avaliação do quadro. Vou falar um pouco do quadro nacional, também vamos conversar e ouvir os companheiros sobre as decisões que vamos tomar no Estado. As decisões que serão tomadas não serão tomadas individualmente pelo senador Aécio, pelo governador Anastasia. Serão tomadas a partir do conjunto de conversas que estamos tendo, e hoje é mais uma dessas conversas. Esse time que temos é vitorioso. Ele não apenas venceu as eleições por três vezes sucessivas, venceu e governou muito bem e acho que merece continuar governando.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+