Tucanos prestam homenagem a Sérgio Guerra

“A política brasileira perde um dos seus mais dignos e corretos homens públicos”, diz Aécio Neves sobre falecimento do ex-presidente do PSDB

Foto : Breno Laprovitera

O senador Aécio Neves (MG) e os principais líderes tucanos de todo país compareceram, nesta sexta-feira (07/03), em Recife (PE), ao velório do presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV) e ex-presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra. Vítima de uma pneumonia e em tratamento de câncer há dois anos, o ex-deputado morreu na manhã desta quinta-feira (6), em São Paulo.  O velório, aberto ao público, lotou o plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Na chegada a Recife, Aécio Neves destacou a trajetória política do pernambucano e lamentou a perda de um amigo querido.

“Hoje é um dia da saudade, o dia das reverências. Estão aqui homens públicos do Brasil inteiro, demonstrando a enorme dimensão de Sérgio Guerra. Tive em Sérgio um dos meus mais queridos amigos ao longo desses últimos anos. Se sou hoje presidente nacional do PSDB é pela mão de Sérgio Guerra, que, terminando mais um mandato, achava que aquela era a hora da sucessão. Veio trabalhar ao meu lado como presidente do ITV. A política brasileira perde um dos seus mais dignos e corretos homens públicos”, afirmou Aécio, em entrevista.

O presidente do PSDB lembrou a coragem e a luta de Sérgio Guerra por seus ideais, entre outras características que o faziam se destacar entre os homens públicos.

“O PSDB perde um dos seus principais líderes e perde a política brasileira como um todo. Sérgio Guerra teve uma carreira de absoluta coerência em relação àquilo que pensava ser importante para o Brasil, e tinha uma característica que eu prezo e admiro e muito nos homens públicos, que é o destemor, a coragem para ir em frente, e uma capacidade de aglutinação, de convergência extremamente grande. Sérgio tinha três características raras nos homens públicos de hoje. Um homem altamente culto; idealista, lutava por aquilo em que acreditava; e corajoso. Era destemido. Não enfrentava qualquer um apenas por enfrentar, e sim aqueles que achava que o enfrentamento ajudaria a melhorar o Brasil”, afirmou Aécio.

 

O legado de Sérgio Guerra: a luta pelo Nordeste

Aécio Neves afirmou que o PSDB homenageará Sérgio Guerra mantendo vivos os ideais do tucano, nascido em Recife em 1947 e filiado ao partido desde 1999. Ele foi senador da República entre 2003 e 2011, quando assumiu mandato como deputado federal – cargo que já havia exercido de 1991 a 2003. Foi secretário de Estado de Pernambuco e deputado estadual. Presidiu o Diretório Nacional do PSDB entre 2007 e 2013.

“Um homem que pensava o Brasil na dimensão necessária. Tinha, em relação ao Nordeste, uma preocupação e uma formulação muito própria, que nos estimulava a mergulharmos, permanentemente, na busca da diminuição das enormes diferenças que ainda aviltam e envergonham os brasileiros. Essa  é talvez a maior das homenagens que eu, pessoalmente, mas o PSDB também e as oposições, podem fazer a ele: honrá-lo, mantendo vivos os seus ideais, sua disposição e sua coragem de mudar o Brasil”, destacou Aécio.

 

Adeus

Também prestaram homenagens a Sérgio Guerra em Recife os governadores tucanos Geraldo Alckmin (SP) e José Anchieta Jr. (RR); o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, o presidente regional do PSDB de São Paulo, Duarte Nogueira, os deputados federais Antônio Imbassahy (BA), líder do partido na Câmara, Bruno Araújo (PE), Luiz Pitiman (DF) e Rodrigo de Castro (MG), além dos senadores Aloysio Nunes (SP), líder do partido no Senado, Lucia Vânia e Cyro Miranda – ambos do PSDB de Goiás.

O ex-governador de São Paulo José Serra também prestou homenagens, assim como o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, o presidente do ITV em Minas, Pimenta da Veiga, e o vereador de Recife pelo PPS Raul Jungmann, entre outros.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+