Site inglês ‘Apolitical’ destaca Fica Vivo! como uma das melhores iniciativas da América Latina no controle de homicídios

Foto : Divulgação

O Fica Vivo!, uma das ações mais bem-sucedidas do país no controle de homicídios e na prevenção à violência, é destaque neste mês de maio em um site inglês de divulgação das principais soluções para os desafios enfrentados pela sociedade em todo o mundo.

Criado em Minas Gerais durante a gestão de Aécio Neves (2003-2010), o programa foi responsável pela redução de até 55% do número de homicídios nas comunidades onde foi implantado e ainda hoje é a principal política de prevenção à criminalidade entre jovens em Minas.

O Fica Vivo! foi desenvolvido para atender áreas urbanas atingidas pela alta incidência de crimes, oferecendo atividades e apoio a jovens de 12 a 24 anos de idade por meio de oficinas de esporte, cultura, inclusão produtiva e comunicação, além de cursos profissionalizantes. Longe da violência e da criminalidade, os jovens passaram a ser ouvidos e atendidos por equipes formadas por diferentes profissionais e orientadores.

Até 2014, o Fica Vivo! havia sido implantado em 35 centros distribuídos por várias regiões do Estado. Mesmo após a interrupção de suas atividades por vários meses durante a gestão do PT, o programa foi retomado e permanece produzindo bons resultados. Entre janeiro e julho do ano passado houve redução de 30% nos assassinatos nas áreas atendidas pelo programa, em relação ao mesmo período de 2016, segundo dados do governo do Estado.

Referência para gestores públicos

Sediado em Londres, na Inglaterra, o ‘Apolitical’ é uma plataforma gratuita utilizada divulgar aos gestores públicos de todo o mundo ideias e propostas que possam ser usadas com bons resultados no enfrentamento dos problemas contemporâneos.

A experiência de Minas foi destacada pela integração de ações de diversas instituições e se tornou referência para toda a América Latina no combate à violência.

“Por meio da integração de instituições de justiça criminal e iniciativas de segurança cidadã, o Fica Vivo engloba o melhor dos esforços de prevenção da violência na América Latina, mesmo nas regiões mais violentas. O Fica Vivo tornou-se uma das grandes histórias de sucesso da América Latina e um marco para projetos de segurança dos cidadãos em toda a região”, diz o site. Leia mais aqui https://bit.ly/2K5r78s

Avanço no combate ao crime

Em setembro de 2006, o Fica Vivo foi escolhido como um dos 48 finalistas do Prêmio Dubai (Prêmio Global de Excelência de Melhores Práticas para a Melhoria do Ambiente de Vida), criado pelo Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat).

Em 2013, também foi apontado como exemplo de prevenção à violência e redução da criminalidade pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD). Em pesquisa divulgada nos Estados Unidos, a instituição citou a experiência de Minas com o Fica Vivo como um “importante avanço no combate ao crime do Brasil”.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+