Site inglês ‘Apolitical’ destaca Fica Vivo! como uma das melhores iniciativas da América Latina no controle de homicídios

Ribeirao das Neves, 01 de agosto de 2014

Imagens do Programa Fica Vivo, que tem por objetivo controlar e prevenir a ocorrencia de homicidios dolosos em areas com altos indices de criminalidade violenta em Minas Gerais, melhorando a qualidade de vida da populacao. O projeto é composto por mais de 600 oficinas de arte, esporte, cultura dentre outros.

Foto: Bruno Magalhaes

Foto : Divulgação

O Fica Vivo!, uma das ações mais bem-sucedidas do país no controle de homicídios e na prevenção à violência, é destaque neste mês de maio em um site inglês de divulgação das principais soluções para os desafios enfrentados pela sociedade em todo o mundo.

Criado em Minas Gerais durante a gestão de Aécio Neves (2003-2010), o programa foi responsável pela redução de até 55% do número de homicídios nas comunidades onde foi implantado e ainda hoje é a principal política de prevenção à criminalidade entre jovens em Minas.

O Fica Vivo! foi desenvolvido para atender áreas urbanas atingidas pela alta incidência de crimes, oferecendo atividades e apoio a jovens de 12 a 24 anos de idade por meio de oficinas de esporte, cultura, inclusão produtiva e comunicação, além de cursos profissionalizantes. Longe da violência e da criminalidade, os jovens passaram a ser ouvidos e atendidos por equipes formadas por diferentes profissionais e orientadores.

Até 2014, o Fica Vivo! havia sido implantado em 35 centros distribuídos por várias regiões do Estado. Mesmo após a interrupção de suas atividades por vários meses durante a gestão do PT, o programa foi retomado e permanece produzindo bons resultados. Entre janeiro e julho do ano passado houve redução de 30% nos assassinatos nas áreas atendidas pelo programa, em relação ao mesmo período de 2016, segundo dados do governo do Estado.

Referência para gestores públicos

Sediado em Londres, na Inglaterra, o ‘Apolitical’ é uma plataforma gratuita utilizada divulgar aos gestores públicos de todo o mundo ideias e propostas que possam ser usadas com bons resultados no enfrentamento dos problemas contemporâneos.

A experiência de Minas foi destacada pela integração de ações de diversas instituições e se tornou referência para toda a América Latina no combate à violência.

“Por meio da integração de instituições de justiça criminal e iniciativas de segurança cidadã, o Fica Vivo engloba o melhor dos esforços de prevenção da violência na América Latina, mesmo nas regiões mais violentas. O Fica Vivo tornou-se uma das grandes histórias de sucesso da América Latina e um marco para projetos de segurança dos cidadãos em toda a região”, diz o site. Leia mais aqui https://bit.ly/2K5r78s

Avanço no combate ao crime

Em setembro de 2006, o Fica Vivo foi escolhido como um dos 48 finalistas do Prêmio Dubai (Prêmio Global de Excelência de Melhores Práticas para a Melhoria do Ambiente de Vida), criado pelo Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat).

Em 2013, também foi apontado como exemplo de prevenção à violência e redução da criminalidade pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD). Em pesquisa divulgada nos Estados Unidos, a instituição citou a experiência de Minas com o Fica Vivo como um “importante avanço no combate ao crime do Brasil”.