Senador Aécio Neves apresenta “voto de aplauso” a embaixador brasileiro eleito na OMC

O senador Aécio Neves apresentou, nesta quarta-feira (08/05), requerimento de “voto de aplauso” ao embaixador Roberto Azevêdo pela eleição ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC).

O voto de aplauso é o cumprimento oficial do Senado Federal a um cidadão por um mérito alcançado. Essa é a primeira vez que um latino-americano assume o principal cargo de direção da OMC.

A eleição do embaixador Azevêdo, na avaliação do senador Aécio Neves, foi uma vitória da diplomacia brasileira e um reconhecimento do Brasil como um dos protagonistas da economia mundial.

O senador destacou, em seu requerimento, o profundo conhecimento de Azevêdo sobre a OMC, o que, afirmou, “será fundamental para fortalecer a entidade, dinamizando e dando mais eficiência às complexas negociações que ocorrem no comércio internacional, principalmente em um momento de crise econômica e intenso debate sobre barreiras tarifárias entre os países”.

Azevêdo foi eleito ontem para um mandato de quatro anos, com direito a reeleição.