PSDB debate crise social e lança propostas e ações para municípios brasileiros

"Assistimos à presidente Dilma dizendo que os programas sociais estão preservados. Mentira. Não estão. Porque quando há falência econômica quem sofre primeiro são os mais vulneráveis, os que dependem desses programas”, criticou Aécio Neves, em seminário do ITV em Brasília

Foto : George Gianni

O senador Aécio Neves, presidente nacional do partido – acompanhado do presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV) José Aníbal e de lideranças do PSDB – lançou nesta quinta-feira (10/03), durante o seminário “Caminhos para o Brasil”, um documento com ideias e propostas de políticas públicas na área social direcionadas para prefeitos, gestores públicos e candidatos nas eleições municipais deste ano.

O documento “Travessia – Caderno de Ideias e Propostas de Políticas Públicas para a Área Social” contém 127 propostas nas áreas da saúde, educação, juventude, direitos humanos, cultura, esporte e lazer com indicações sobre objetivos e como aplicá-las nos municípios.

“O PSDB nunca esteve distante das questões sociais. Os maiores avanços que conquistamos no nosso Brasil contemporâneo vieram de políticas públicas conduzidas pelo PSDB, até mesmo na economia, porque não há como separar política econômica de política social. Não houve nenhuma política de inclusão maior na história recente do país, e incluo o Bolsa Família, do que o Plano Real, do que a estabilidade da moeda, que tirou o imposto inflacionário das costas de dezenas de milhões de brasileiros”, destacou Aécio Neves durante o debate.

O presidente do PSDB fez um alerta sobre o impacto do agravamento da crise econômica sobre a população mais pobre e sobre a forte redução dos investimentos federais na saúde, educação, saneamento e em importantes programas como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Pronatec.

“Assistimos à presidente Dilma dizendo que os programas sociais estavam preservados. Mentira. Não estão. Todos eles com orçamento minguando, porque quando há falência econômica, quando há a destruição da capacidade de o país crescer quem sofre primeiro são os mais vulneráveis, os que dependem desses programas”, criticou o senador Aécio.

O seminário sobre políticas sociais reuniu especialistas e gestores públicos e faz parte de uma série de eventos temáticos que o PSDB realiza desde 2015. O partido já conduziu debates sobre economia, segurança pública, transporte, meio ambiente e energia.

“Todas as nossas ações têm como objetivo final melhorar a vida das pessoas. Isso é política social, é onde nós queremos chegar e é para onde nós precisamos convergir porque o que assistimos no Brasil, nos últimos anos, foi essa desorganização da economia, essa perda dos pilares macroeconômicos fundamentais que nos trouxeram até aqui e que impacta diretamente na vida das pessoas”, afirmou o senador.

Legado social do PSDB

Aécio Neves ressaltou em seu discurso a trajetória do PSDB no combate à hiperinflação, no apoio ao Plano Real, na implantação dos marcos da economia e dos primeiros programas de transferência de renda, iniciados no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

“Quero deixar claro que esse não é apenas mais um dos inúmeros seminários que PSDB realizou. Esse é o mais emblemático de todos e é o início do reencontro do PSDB com a sua própria história. Vamos olhar para trás e andar de cabeça erguida dizendo que foram tomadas no governo do Fernando Henrique as mais importantes medidas de proteção social que esse país já viveu. Se foram ampliadas, recebem o nosso aplauso, mas todas hoje correm enorme risco pelo desatino de decisões tomadas por um governo incompetente, de um lado, e irresponsável por outro, que privilegia o marketing ao invés das políticas sociais, que pensa sempre nele em primeiro lugar e não no Brasil que ele governa”, afirmou.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+