PSDB de Minas Gerais lança núcleo sindical

Cerca de 150 sindicalistas filiaram-se ao partido; lista de adesão fica aberta por 30 dias

O PSDB de Minas Gerais lançou, neste sábado (20/08), em Belo Horizonte, o Secretariado Estadual de Relações Trabalhistas e Sindicais – o PSDB Sindical. Com a assinatura inicial de cerca de 150 sindicalistas, o partido está aberto a novas filiações de todas as centrais sindicais do Estado, que terão papel fundamental na renovação do partido, na ampliação do diálogo com a sociedade e na discussão de projetos para o país. O lançamento do PSDB Sindical contou com a presença de mais de 400 pessoas, entre elas importantes lideranças do partido como o senador Aécio Neves, o governador Antonio Anastasia, o presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra, o líder do PSDB na Câmara, deputado federal Duarte Nogueira, o presidente do PSDB de Minas, deputado federal Marcus Pestana, além de parlamentares e lideranças sindicais.

Durante o lançamento do PSDB Sindical, o senador Aécio Neves destacou a importância da criação do novo núcleo partidário e afirmou que o braço sindical é uma demonstração clara da preocupação do partido com o social e com os trabalhadores.

“É um momento extremamente importante, de repercussão além das fronteiras de Minas. Estamos recebendo sindicalistas da maior expressão, que vêm formalmente somar conosco no PSDB, dando a demonstração que o PSDB tem um projeto para o país. Obviamente, um projeto que passa pela questão social, pelos interesses do trabalhador”, afirmou Aécio Neves.

A filiação dos trabalhadores, segundo o senador, demonstra ainda que os movimentos sindicais buscam novos interlocutores e que a aproximação do PSDB com as centrais sindicais é um retorno às origens do partido.

“É uma demonstração de que, por maior que tenha sido o esforço do governo federal, ele não conseguiu aparelhar todo o movimento sindical. Parcela dele sim. Mas, aqui estamos vendo, com muita clareza, que o movimento sindical busca outros parceiros, outros intérpretes para os seus sentimentos, suas angústias e seus projetos. O PSDB, ao receber da forma que recebe um grupo tão expressivo de sindicalistas, na verdade, retoma suas origens. E é o que o PSDB tem buscado fazer”, observou Aécio.

Participação dos trabalhadores

Aécio Neves e o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, assinaram as primeiras filiações do PSDB Sindical. Os sindicalistas entregaram aos dirigentes do partido o manifesto “Carta dos Trabalhadores Mineiros”, em defesa da criação do novo secretariado do partido em Minas, terceiro estado a instituir o núcleo sindical. No primeiro semestre deste ano, foram criados núcleos em São Paulo e Tocantins.

Sérgio Guerra afirmou que o PSDB quer ampliar para todo o país a participação dos trabalhadores nas decisões do partido. Segundo Guerra, que cumpre mais um mandato como presidente da Executiva Nacional para o biênio 2011/2013, o objetivo é renovar e modernizar o partido. Para ele, o PSDB precisa falar pelo povo brasileiro que não consegue ter voz.

“O nosso objetivo é que os trabalhadores participem das decisões do partido, que deve representar também suas aspirações e objetivos. Que o partido seja amplo, como amplo é o Brasil. Os trabalhadores não querem ser tutelados. O movimento sindical brasileiro se esvaziou quando algumas das grandes centrais se transformaram em correias de transmissão do poder central. Estamos juntos, com toda a coragem e determinação, sem oportunismo nenhum. Esse partido tem que se encher de gente nova, de sindicalistas, de gente que tem independência e que fale pelo povo, que muitas vezes não consegue falar”, afirmou o deputado.

Tucanos mineiros convocam novos filiados

Em seu pronunciamento, o governador Antonio Anastasia convocou os sindicalistas mineiros a filiarem-se ao PSDB e afirmou que o partido tem uma história vinculada ao trabalhismo. Segundo ele, a legenda foi responsável pela estabilização da economia e pela criação de programas que impediram o colapso financeiro do país como o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), evitando a demissão de milhares de trabalhadores.

“Temos uma história, um patrimônio na área do trabalhismo e do sindicalismo que nenhum outro partido tem. Se não fosse a estabilidade da nossa moeda, os trabalhadores estariam passando muitas necessidades. É a moeda forte que permite o poder de compra. Se o Proer não tivesse sido feito no governo de Fernando Henrique teríamos quebradeira de banco e demissão de milhares de bancários no Brasil na crise internacional em 2002. Podemos comprovar que de fato o nosso partido é preocupado com a ética, com a qualificação dos trabalhadores e com a geração de empregos”, afirmou o governador.

Eleição da executiva

O presidente do PSDB de Minas, deputado Marcus Pestana, afirmou que o manifesto de adesão ficará aberto para o recebimento de novas filiações. Em seguida, o partido realizará um congresso para eleger a executiva do secretariado. Segundo Pestana, o PSDB-MG irá elaborar, juntamente com os sindicalistas, plano de ações e agenda para os trabalhadores.

“Estamos recebendo os sindicalistas, as pessoas ligadas à Força Sindical, à Nova Central Sindical, à UGT para contribuir na formulação das estratégias partidárias. Queremos com isso enriquecer a nossa concepção programática e a nossa capacidade da comunicação com a sociedade. O manifesto de adesão vai ficar aberto por cerca de 30 dias quando vamos coletar novas adesões para convocar um congresso que elegerá a futura executiva do secretariado sindical de Minas Gerais. Queremos trazer os trabalhadores para dentro da vida partidária. Eles terão assento na executiva estadual e já temos candidaturas em Belo Horizonte, Contagem, Betim e em outras grandes cidades a vereador, de sindicalistas. Teremos uma pauta específica sobre a agenda dos trabalhadores, a temática que interessa aos trabalhadores”, afirmou Pestana.

Pauta trabalhista e da sociedade

O presidente da Força Sindical, Rogério Fernandes, afirmou que o PSDB Sindical será um novo desafio para o sindicalismo em todo o país. Segundo ele, a abertura do PSDB para os sindicalistas será fundamental para ampliar a voz dos trabalhadores no Congresso com mais ética e responsabilidade com os recursos públicos.

“Queremos dar a arrancada para que possamos fazer com que um núcleo sindical seja criado pelo partido em todos os estados, fazendo com que os trabalhadores discutam a pauta trabalhista que temos no Congresso, mas também a pauta da sociedade, que espera um governo sério, um governo ético para dirigir esse país. Não agüentamos mais tanta corrupção”, afirmou.

O vice-presidente nacional da Força Sindical, Melquíades de Araújo, elogiou a iniciativa do PSDB Sindical de Minas e afirmou que a entidade, que representa milhares de trabalhadores em todo o país, buscará participar ativamente das decisões do partido em favor dos interesses do país. “Não é o movimento sindical entrando para as eleições, mas principalmente para participar e participar ativamente”, disse.

O presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores, Gerson Geraldo Cesário, afirmou que estará junto com o PSDB em razão da responsabilidade das lideranças do partido. “O PSDB, por onde passa, tem deixado sua marca de honestidade, de boa administração”, disse.

Anastasia – Um novo líder

O PSDB de Minas Gerais lançou, durante a solenidade de criação do PSDB Sindical, o livro “Antonio Anastasia – Um novo líder a serviço de Minas”. Editado pelo PSDB-MG, com 230 páginas, a publicação mostra a trajetória política e pessoal do governador e documenta a esplêndida trajetória de um servidor público que se tornou governador do Estado com 6,27 milhões de votos dos mineiros.