Novas regras das campanhas eleitorais obrigam candidatos a ter conteúdo, afirma Aécio Neves

O senador afirmou que o fim do financiamento de campanhas por empresas obrigará os candidatos a fazerem uma corrida eleitoral baseada na apresentação de propostas concretas

Foto : Renato Alves

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou, nesta quinta-feira (28/07), que o fim do financiamento de campanhas por empresas, que já vale para as eleições municipais deste ano, obrigará os candidatos a fazerem uma corrida eleitoral baseada na apresentação de propostas concretas que possam solucionar os problemas reais do cotidiano das cidades brasileiras. Em convenção do partido que oficializou a candidatura do deputado estadual João Leite à prefeitura de Belo Horizonte, Aécio afirmou que os candidatos precisarão percorrer as ruas de suas cidades e ter conteúdo se quiserem conquistar a confiança de seus eleitores.

“É preciso que todos os candidatos saibam que essa é uma eleição absolutamente diferente de todas as outras. No que diz respeito a financiamento de campanha, serão campanhas franciscanas, onde a sola de sapato e o conteúdo dos candidatos terão um valor, um peso muito mais relevante”, destacou Aécio Neves em entrevista coletiva em Belo Horizonte.

O senador ressaltou também que os candidatos que não conhecem a realidade das cidades terão dificuldades na disputa.

“Apostamos no conteúdo do candidato, no conhecimento profundo da realidade da cidade e da sua conexão com a vida real da cidade. Acho que os candidatos que, de alguma forma, tenham uma relação mais artificial com a realidade, com o dia-a-dia da cidade, esses candidatos terão maiores dificuldades nessa eleição”, afirmou Aécio Neves.

O presidente nacional do PSDB destacou que as eleições deste ano representam um desafio para os partidos e afirmou que os candidatos terão que buscar contribuições pessoais dentro do que determina a legislação para financiar suas campanhas.

“O fundo partidário será um apoio aos candidatos, mas não será, acredito eu, em nenhuma cidade do país, suficiente para viabilizar as campanhas. E os candidatos vão ter que buscar, como determina a lei, contribuições pessoais dentro dos limites estabelecidos”, ressaltou Aécio Neves.

Prefeitura de BH

A convenção que oficializou o nome do deputado estadual João Leite como candidato do PSDB à prefeitura de Belo Horizonte foi realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e contou com a participação de vários líderes tucanos e de partidos aliados, como DEM, PP, PTB e PPS, entre eles o ex-governador e senador Antonio Anastasia e o presidente do PSDB em Minas, deputado federal Domingos Sávio e o ex-governador Alberto Pinto Coelho.

Ao defender a escolha do parlamentar, que foi secretário estadual de Desenvolvimento Social em seu governo, em Minas, Aécio Neves afirmou que a eleição deste ano favorecerá os candidatos que representarem a renovação de ideias e de práticas políticas.

“Temos que falar é de renovação de ideias, de evolução de práticas políticas, de projetos. Temos um entusiasmo enorme em torno da candidatura de João Leite, do que ele representa, da sua vida inquestionável, do seu amor à cidade, da sua conexão. João tem uma conexão natural com a cidade, João não se perderá em nenhum canto de Belo Horizonte durante a campanha eleitoral. E mais do que isso: será reconhecido não por ser já um parlamentar de vários mandatos, mas será reconhecido porque sempre trabalhou por Belo Horizonte, dedicou sua vida a isso”, frisou o presidente do PSDB.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+