Homenagem a Itamar Franco comove mineiros

“Poucos homens construíram trajetória tão reta e tão fiel e leal aos valores de Minas e aos princípios que devem nortear a vida pública”, disse o senador Aécio

“Um homem de absoluta retidão moral e de princípios. Um homem de Estado”. Foi assim que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) definiu Itamar Franco durante a última homenagem ao ex-presidente recebeu nessa segunda-feira (04-07-11), em Belo Horizonte, reunindo dezenas de autoridades, como a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além de milhares de cidadãos que fizeram questão de se pedirem dele.

O corpo de Itamar Franco, após percorrer as ruas da capital mineira em carro aberto do Corpo de Bombeiros, foi recebido na Praça da Liberdade pelos Dragões da Inconfidência, a guarda de honra da Polícia Militar de Minas Gerais, que o conduziu até o portão do Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro. Lá o aguardavam o governador Antonio Anastasia, o senador Aécio Neves e familiares do ex-presidente. O corpo foi recebido nos jardins do palácio com uma chuva de pétalas de rosas e, ainda antes de entrar no prédio, foi saudado com a música “Oh Minas Gerais”, homenagem que comoveu centenas de pessoas presentes.

Homenagem da população

Logo após uma benção celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, os portões foram abertos para que a população da capital prestasse suas homenagens a Itamar Franco.

“Poucos homens construíram uma trajetória tão reta e tão fiel e leal aos valores de Minas e aos princípios que devem nortear a vida pública. Eu, pessoalmente, além da perda do homem público, choro e lamento a perda do amigo querido, mas fico muito feliz porque os mineiros fizeram a Itamar, em vida, uma extraordinária homenagem dando-lhe uma belíssima vitória ao Senado”, disse o senador lembrando ainda que nos poucos meses que ele esteve no Senado, o ex-presidente “foi uma figura única, respeitado por aliados e por adversários”, afirmou.

Além da presidente da República e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, estiveram presentes ao velório no Palácio da Liberdade os governadores Geraldo Alckmin (SP) e Marconi Perillo (GO), os ministros Fernando Pimentel, Gleisi Hoffman, Ideli Salvati, Helena Chagas e Antonio Patriota, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e outras lideranças políticas como os ex-governadores José Serra e Ciro Gomes. Dezenas de deputados e senadores também prestaram suas homenagens ao ex-presidente.

Já no meio da tarde, o corpo foi conduzido a Contagem, onde foi cremado em cerimônia restrita aos familiares e amigos mais próximos. As cinzas de Itamar Franco serão levadas para Juiz de Fora.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+